TUDO SOBRE OS CONCURSOS DO EXÉRCITO

Terça, 16 de maio de 2023

O ano de 2023, só durante o primeiro, já abriu vários concursos para aqueles que sonham em entrar para as forças armadas, e o Exército Brasileiro lançou editais para várias idades e escolaridades.

Para os mais jovens e com escolaridade mínima, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPDEx) está com suas inscrições abertas até o dia 22 de Maio e os interessados em concorrer a uma das 440 vagas oferecidas precisam ter altura mínima de 1,60m para sexo masculino e 1,55m para feminino. Dessas vagas 88 são destinadas a candidatos negros (80 – masculino e 8 feminino). As provas estão marcadas para os dias 16 e 17 de Setembro de 2023.

 

ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO 

O Concurso compõe-se das seguintes etapas e fases:

primeira etapa: Exame Intelectual (EI), de caráter eliminatório e classificatório,

segunda etapa: composta das seguintes fases, todas de caráter eliminatório:

a) Inspeção de Saúde (IS): a ser realizada, apenas, pelo candidato convocado, desde que aprovado no EI,

b) Exame de Aptidão Física (EAF): a ser realizado, apenas, pelo candidato apto na IS;

c) Avaliação Psicológica (Avl Psc): a ser realizada, apenas, pelo candidato apto no EAF; e

d) comprovação dos requisitos para a matrícula: a ser realizada, apenas, pelo candidato apto na Avl Psc, confirmado no procedimento de heteroidentificação (para aquele autodeclarado negro) e classificado dentro do número de vagas previstas pelo Estado-Maior do Exército (EME).

Além da Escola de Cadetes, o Exército também abriu concurso com mais de mil vagas para quem deseja se tornar um Sargento, nas áreas geral, de Saúde e Músicos. As inscrições terminaram dia 26 de Abril.

Das vagas ofertadas serão 1010 para Área Geral – 905 masculino (181 destinados a negros) e 105 feminino (21 destinadas a negras); 30 para Área de Músico – ambos os sexos; e 55 para Área da Saúde – ambos os sexos, sendo 11 destinado a negros.

 

CONCURSO SARGENTO DO EXÉRCITO

Os candidatos no Concurso Sargento do Exército devem ter no mínimo 17 anos e no máximo 24 anos para Área Geral e no máximo, 26 anos de idade para as áreas Músico e Saúde, em 31/12/2024; altura mínima de 1,60 m para homens, sendo que esta limitação não se aplica aos candidatos com até 17 anos de idade incompletos, desde que possuam a altura mínima de 1,57 m e exame especializado revele a possibilidade do crescimento/ 1,55 m para mulheres. E devem possuir Ensino Médio; e para Área de Saúde ter curso de Técnico de Enfermagem ou ser músico, para Área de Músico.

As provas serão dia 8 de Outubro de 2023 com duração se 4 horas. A remuneração para o cargo será de R$ 3.825,00 + adicionais militar e de especialização, que fazem a remuneração final chegar até R$ 5.049,00.

O Concurso de Admissão para matrícula nos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos terá as seguintes etapas e fases:

1ª etapa, composta das seguintes fases:

a) Exame Intelectual (EI), de caráter eliminatório e classificatório,

b) Exame de Habilitação Musical (EHM), de caráter eliminatório, para o candidato da área Músico aprovado no Exame Intelectual e classificado dentro das vagas destinadas aos naipes,

 

2ª etapa, composta das seguintes fases:

a) Inspeção de Saúde (IS): de caráter eliminatório,

b) Exame de Aptidão Física (EAF): de caráter eliminatório,

 

3ª etapa, composta das seguintes fases:

a) comprovação dos requisitos para a matrícula, de caráter eliminatório,

b) Exame Psicológico (EP): de caráter eliminatório.

Se inscreveu em algum dos concursos do Exército e quer estar preparado para a vitória? Então confira nossos cursos das forças armadas e não perca tempo. Não esqueça que CANDIDATO PREPARADO é CANDIDATO APROVADO.

 

Palavras-chave: TUDO SOBRE OS CONCURSOS DO EXÉRCITO, concursos do exército, exército brasileiro, concurso sargento do exército, concurso escola de cadetes do exército, concurso espcdex, escola preparatória de cadetes do exército

Categorias