TUDO SOBRE O CONCURSO DA POLÍCIA MILITAR

Quarta, 15 de março de 2023

Muitos almejam vestir a tão sonhada farda da PM mas será que todos os interessados em concorrer às vagas conhecem bem as funções que desejam?

Confira abaixo os cargos da corporação em ordem de hierarquias das patentes.

TENENTE – CORONEL DA POLÍCIA MILITAR

Na hierarquia militar brasileira, o tenente-coronel é um oficial de patente superior, que comanda o batalhão da Polícia Militar. O tenente-coronel compõe o Estado Maior da PM, órgão que possui outros oficiais de alta e cargos técnicos que tomam decisões importantes através de estudos e análises, gerenciando vários tipos de recursos.

O trabalho do tenente – coronel consiste em organizar as ações e dar ordens gerais que serão transmitidas para forças operacionais e táticas. Ele também pode atuar no batalhão de acordo com sua área de formação, por exemplo, Comunicação, Engenharia, entre outros. Além de ter um papel estratégico no comando militar de todo o Estado.

MAJOR DA POLÍCIA MILITAR

O major é o primeiro posto dos oficiais superiores na hierarquia militar, e ocupa uma posição de chefia na corporação acima do capitão e demais parentes abaixo dele. A principal função do major é comandar as unidades de soldados para o qual ele é designado e dar apoio ao Tenente – Coronel da PM, seu superior.

O major é um policial de alta patente, e também compõe o Estado Maior da corporação. Atuando em batalhões da PM, o major também pode desempenhar funções burocráticas,  através das habilidades que sua formação superior proporciona às necessidades do batalhão.

CAPITÃO DA POLÍCIA MILITAR

O capitão é um oficial de patente intermediária na hierarquia militar, abaixo do major e acima do 1° tenente.

É responsável pela coordenação dos praças e demais oficiais de patentes inferiores. Ele é a ponte entre as decisões estratégicas do comando da corporação e os impactos operacionais que ocorrem entre os praças e oficiais subalternos, e desta forma coordena o cumprimento das regras hierárquicas e das obrigações militares.

1° TENENTE DA POLÍCIA MILITAR

Na hierarquia militar, o 1° tenente da PM é um oficial que ocupa o quadro de oficiais subalternos, junto com o 2° tenente; acima dos praças especiais aspirantes a oficiais, subtenentes, sargentos, cabos e soldados. E é o primeiro posto de comando das tropas militares.

O 1° tenente tem a função de gerenciar e orientar a tropa que cuida das funções operacionais da corporação. Ele também faz ponte entre o capitão com os praças e outros PM’s.

2° TENENTE DA POLÍCIA MILITAR

O 2° tenente da PM é um oficial subalterno e é o primeiro posto no oficialato da Polícia Militar. Acima dele, além dos oficiais de patente superior e patente intermediária, está o 1° tenente que é um tenente mais experiente, mas que assim como o 2° tenente também é um oficial subalterno na hierarquia militar. Abaixo dele estão os praças.

O 2 ° tenente possui obrigações operacionais dentro da corporação e dá suporte aos seus subordinados. Além de traçar estratégias para a atuação de outros policiais, apontar tarefas e tirar dúvidas dos praças. Ele também fiscaliza todas as ações de seus subordinados atribuídas pelo comando da PM. Os tenentes também podem atender ocorrências.

ASPIRANTE A OFICIAL DA POLÍCIA MILITAR

O aspirante a oficial é o praça especial que recebe essa graduação antes do ingresso ao oficialato. É o posto inicial dos oficiais subalternos, ficando acima dos praças ou graduados (inclusive dos cadetes). Ele é uma espécie de “estagiário” que ocupa a função de comandar um pelotão porém supervisionado pelos seus superiores.

Durante meses, ele trabalha sob orientação e com as mesmas funções que irá desenvolver após o fim do período de “estágio”. E adquirindo experiência ele poderá ser promovido a 2° tenente.

SUBTENENTE DA POLÍCIA MILITAR

O subtenente possui o cargo mais alto do quadro de praças da PM. Ele atinge essa posição após anos de serviços prestados, através de concursos internos ou promoções.

Ele supervisiona os praças com hierarquia abaixo da sua como sargentos, cabos e soldados, supervisionando e dando apoio a estes, e faz a ponte entre os praças e seus superiores. É próximo ao comando das tropas envolvidas diretamente no operacional das ruas.

1° SARGENTO DA POLÍCIA MILITAR

O 1° sargento comanda tropas e unidades da PM. Na hierarquia militar é a graduação mais elevada entre os praças. Tem a função de direcionar e comandar as tropas e tem a responsabilidade de solucionar problemas direcionando a equipe para a melhor solução possível. Serve de ponte entre a tropa e os oficiais além de ser um motivador e inspiração para os que comanda.

O 1° sargento pode exercer funções administrativas sendo essencial para o cargo boa escrita e boa comunicação.

2° SARGENTO DA POLÍCIA MILITAR

O 2° sargento tem a função de comandar tropas e unidades, direcionando e orientando elas para a realização dos seus objetivos.

Ele é responsável pelo comando de cabos e soldados sendo referência para eles. Assim como os outros sargentos, faz a comunicação entre soldados e seus superiores.

3° SARGENTO DA POLÍCIA MILITAR

O 3° sargento tem funções mais operacionais e comanda pequenos grupos de combate, tendo também uma atuação de líder. Possui demandas administrativas e instrui os demais graduados.

O 3° sargento atua com questões mais técnicas de seus subordinados e precisa ter bom conhecimento do cotidiano militar. Atua no comando de cabos e soldados e é responsável pelo bom desenvolvimento das funções dos graduados.

CABO DA POLÍCIA MILITAR

O cabo é a primeira graduação dos praças da PM e lidera o trabalho dos soldados. Ele recebe um treinamento especial, atuando no policiamento ostensivo, combatendo e prevenindo crimes. Seu objetivo é zelar pela segurança e ordem pública.

Assim como o soldado, sua atuação acontece nas ruas, sob comando dos sargentos.

SOLDADO DA POLÍCIA MILITAR

Assim como o cabo, o soldado tem como objetivo zelar pela segurança pública e atuar na solução e prevenção de crimes.

O soldado realiza o policiamento de forma ostensiva e explícita, fardado, sendo propositalmente e imediatamente identificado pela população. Eles prezam pelo sossego da população e é mantido pelo governo de cada país.

O soldado precisa passar por concurso para atuar no cargo. Atualmente alguns estados realizaram concursos para soldado da Polícia Militar. O último que ocorreu em SP teve sua prova realizada em Fevereiro.

Veja abaixo as principais fases do concurso para ingressar na PM:

Prova Objetiva

A prova Objetiva tem 60 questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada uma, sendo apenas uma alternativa correta, de acordo com o conteúdo programático:

  • Língua Portuguesa e Interpretação de Texto;
  • Matemática;
  • Conhecimentos Gerais;
  • Noções Básicas de Informática ;
  • Noções de Administração Pública;

Prova Dissertativa

A Prova Dissertativa é composta de uma redação a ser avaliada na escala de 0 a 40 pontos que deverá ser redigida, no máximo, em 30 linhas.

Na Prova Dissertativa é considerado habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 20 pontos.

Na avaliação da Prova Dissertativa são considerados os critérios a seguir:

Tema: considera-se se o texto do candidato atende ao tema proposto. A fuga completa ao tema proposto é motivo suficiente para que a redação não seja corrigida em qualquer outro de seus aspectos, recebendo nota 0.

Estrutura (gênero/tipo de texto e coerência): consideram-se aqui, conjuntamente, os aspectos referentes ao gênero/tipo de texto proposto e à coerência das ideias. A fuga completa ao gênero/tipo de texto é motivo suficiente para que a redação não seja corrigida em qualquer outro de seus aspectos, recebendo nota 0.

Expressão (coesão e modalidade): consideram-se neste item os aspectos referentes à coesão textual e ao domínio da norma-padrão da língua portuguesa.

 

Exame de Aptidão Física

A aplicação dos Exames de Aptidão Física é realizada sob responsabilidade da Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O candidato deve apresentar atestado médico expedido por órgão público ou particular de saúde, no qual conste estar APTO para realização do exame.

Os Exames de Aptidão Física, de caráter eliminatório, são compostos, além da aferição de altura, pelos seguintes testes:

1. Teste de flexão e extensão de cotovelos, por meio do teste dinâmico de barra para homens e isometria na barra fixa para mulheres;

2. Resistência abdominal, em decúbito dorsal (tipo remador);

3. Corrida de 50 metros

4. Corrida de 12 minutos

Exames de Saúde

Os  Exames  de  Saúde,  de  caráter  eliminatório,  serão  realizados por Junta Médica do Centro Médico da Polícia Militar. O  candidato,  após  preencher  um  formulário  sobre  sua  saúde,  será  submetido  a  exames  médicos,  odontológicos  e  toxicológicos.

Exames Médicos:

  1. Exame Clínico Geral: será avaliado peso, altura, relação peso-altura através do Índice  de  Massa  Corpórea  (IMC),  que  deverá  estar  entre  18  e    Candidatos  que  apresentem  IMC  entre  25  e  30,  porém,  decorrente  de  hipertrofia  muscular,  serão  avaliados  individualmente  a  critério  da  Junta  Médica  de  Saúde.
  1. Exame Oftalmológico:  será  observada  a  Escala  de  SNELLEN na acuidade visual.
  1.  Exame   Otorrinolaringológico   –   serão   considerados   inaptos os candidatos que apresentarem: cerúmen que impossibilita a visualização do conduto auditivo externo e da membrana timpânica; otites  externas,  otites  médias  agudas,  crônicas  e mastoidites; perda auditiva e/ou zumbido que dificulte o exercício da função policial-militar; distúrbios de equilíbrio; cicatrizes de cirurgias otológicas que causem incapacidade funcional; deformidades nasais congênitas ou adquiridas; destruição do esqueleto nasal; desvio ou deformidades do septo nasal;  rinopatias e rinosinusopatias; amigdalites crônicas; doenças da laringe (inflamatórias, infecciosas, tumo-rais, degenerativas, congênitas, pós-traumáticas); surdo-mudez, tartamudez e surdez; deformidades  congênitas  ou  adquiridas  da  região  palato-faringe; tumores benignos/malignos deste sistema;
  1. Exames Odontológicos:
  • possuir 20  (vinte)  dentes  naturais  ou  artificiais,  no  mínimo. Nestes 20 (vinte) dentes é obrigatória a existência de 4 (quatro)  caninos  e  dos  incisivos  superiores  e  8  (oito)  inferiores  restantes,  pré-molares  ou  molares,  que  devem  ter  seus  correspondentes antagônicos
  • poderá ser tolerada a ausência de um ou mais dentes, quando se tratar de anodontia;
  • quando  os  dentes  forem  naturais:  deverão  ser  hígidos  ou  estarem  restaurados  com  material  restaurador  definitivo,  não  possuir  cáries,  periodontopatias,  raízes  residuais,  fístulas  ou  lesões  dos  tecidos  moles;  não  ter  prognatismo  (maxilar  ou  mandibular);  não  ter  micrognatismo;  não  ter  mordida  aberta  anterior  e  posterior;  não  ter  mordida  profunda;  não  ter  cruza-mento dos elementos dentais; não ter disfunção da Articulação Temporomandibular (ATM);
  • quando os  dentes  forem  artificiais:  se  prótese,  fixa  unitária ou múltipla, deverá ter boa adaptação, não apresentar infiltrações  e  estar  aceitável  funcionalmente;  se  total,  deverá  restabelecer   funcionalmente   o   candidato   e   apresentar   boa   retenção  e  estabilidade;  se  parcial  removível,  deverá  restabe-lecer  funcionalmente  o  candidato,  apresentar  boa  retenção  e  estabilidade  e  estar  com  sua  estrutura  metálica  e  plástica  em  condições aceitáveis.
  1. Exames Toxicológicos poderão ser realizados ou repetidos a qualquer tempo, enquanto perdurar o concurso público.

 

Avaliação Psicológica

Os Exames Psicológicos, de caráter eliminatório, são realizados pelo Órgão de Pessoal da Polícia Militar e tem a finalidade de avaliar se o candidato apresenta características cognitivas e de personalidade favoráveis para o desempenho adequado das atribuições inerentes ao cargo.

Os Exames Psicológicos consistem na avaliação objetiva e padronizada de características cognitivas e de personalidade dos candidatos, mediante o emprego de técnicas científicas.

 

Investigação Social

De caráter eliminatório, realizada por órgão técnico da Polícia Militar do Estado de São Paulo, tem por finalidade averiguar a vida pregressa e atual do candidato, em seus aspectos social, moral, profissional e escolar, impedindo que pessoa que não apresente boa conduta social, reputação e idoneidade ilibadas ingresse na Instituição.

O próprio candidato deve fornecer os dados para tal averiguação, autorizando sua realização e se responsabilizando pela veracidade das informações, dados, fatos e documentos por ele apresentados durante as etapas do concurso, de modo que inconsistências ou omissões constatadas implicam sua reprovação e consequente eliminação do certame.

 

 

Tempo de promoção nas principais carreiras militares da polícia militar:

Soldado – militar com menos de 10 anos de carreira

Cabo – militar com 10 e menos de 20 anos

3º Sargento – militar com 20 e menos de 30 anos

2º Sargento – militar com 30 ou mais anos de carreira

1 º Tenente – militar com menos de 10 anos de carreira;

Capitão – militar com 10 e menos de 20 anos;

Major – militar com 20 e menos de 30 anos;

Tenente Coronel – militar com 30 ou mais anos de carreira.

 

Confira nossos vídeos em nosso canal no YouTube sobre os concursos da PM e nossos cursos específicos para o certame. Clique aqui para acessar nosso canal

Palavras-chave: TUDO SOBRE O CONCURSO DA POLÍCIA MILITAR, CONCURSO PM SP, CONCURSO POLÍCIA MILITAR, POLÍCIA MIILITAR SP

Categorias