PM SP TEM REDUÇÃO DRÁSTICA EM EFETIVO NOS ÚLTIMOS ANOS

Quinta, 12 de janeiro de 2023

O novo governo do Estado de SP repensa em estratégias para resolver a questão do efetivo da PM, que desde 2006 apresentou uma perda de mais de 10 mil agentes em seu quadro de funcionários até Dezembro de 2022.

A PM SP já chegou a ter quase 100 mil agentes em seu quadro, mas hoje número caiu para 80.137, o que não cobre o crescimento da população.

A situação é considerada urgente na Polícia, e o novo secretário da Segurança Pública, o PM Guilherme Derrite, está criando um plano emergencial para resolução do problema.

“Nós estamos passando e vamos passar pela maior crise de efetivo. A PM de SP, que já chegou a ter quase 100 mil homens, vai chegar a 80 mil, sendo que a população não parou de crescer, pelo contrário, aumentou demasiadamente”, disse Derrite à rádio Cruzeiro, de Sorocaba, no dia 4 de Janeiro.

Esse quadro só mostra a necessidade e importância dos concursos da PM no Estado. Há 16 anos, SP possuía um efetivo de 229 policiais a cada 100 mil habitantes, mas até Dezembro de 2022, possuía apenas 177 policiais para a mesma proporção; uma queda de 22,7% o que é bastante grave para a segurança do estado.

A necessidade de mais concursos na área, fez com que o atual Secretário afirmasse que em breve serão feitos novos processos seletivos para recomposição dos quadros da Polícia Militar, Civil e Científica.

Entre os fatores que contribuíram para a fuga de interessados em entrar para a Polícia está os baixos salários, comparado a outros Estados, e uma imagem de truculência e violência que acabou também manchando esse interesse, porém este quadro promete ser melhorado no atual governo.

Esses fatores acabaram influenciando diretamente na contratação de novos agentes, dificultando o preenchimento de vagas nos concursos. Por exemplo, em 2021, das 2.700 vagas oferecidas, apenas 1.348 foram ocupadas por candidatos que foram aprovados nos concursos.

O plano emergencial de concursos da atual gestão, que entrará em vigor ao longo dos próximos quatro anos do mandato, vai buscar recompor esses efetivos e assim recuperar a segurança necessária no Estado, já que a queda desse número de agentes provocou a alta em uma série de indicadores criminais, como roubo de veículos e furtos, que aumentaram 23,2% e 22% respectivamente, em 2022. 

 

Espera – se que além de repor esses cargos que ficaram vagos, haja uma valorização também nos salários dos policiais que seja mais atrativo o ingresso na instituição.

Se você pensa em preencher uma das vagas que serão abertas em novos concursos ou se inscreveu no último que já tem data marcada este ano, você precisa estar preparado, e oferecemos vários para conquistar a tão sonhada vaga.

Confira os cursos dos últimos editais para PM de SP em nosso link de Cursos na Home.

Palavras-chave: pm concurso público, concurso público da pm sp, policia civil sp, policia militar pm, concurso pm sp 2023, como funciona o concurso da pm sp,

Categorias