COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA SOLDADO BOMBEIRO MILITAR MG

Terça, 28 de maio de 2024

O Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais lançou edital para o concurso de Soldado.

São 289 vagas para candidatos de 18 a 30 anos, com curso Superior e altura mínima de 1,60m.

Os interessados poderão se inscrever do dia 22 de Julho a 23 de Agosto no site da organizadora IDECAN mediante taxa de inscrição de R$ 101,00.

A remuneração inicial do cargo é de R$ 5.097,11. A prova está marcada para o dia 29 de Setembro.

Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para Soldado Bombeiro Militar MG confira o edital no link: Edital Soldado Bombeiro Militar MG

DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:

• Ser brasileiro nato.

• Possuir idoneidade moral.

• Estar quite com as obrigações eleitorais e militares.

• Ter, a titulação de nível superior de escolaridade, reconhecida nos termos dalegislação, até a data da matrícula para inclusão (CFSd BM).

• CNH na categoria “B” .

• Não ter sido excluído ou não ter dado baixa por “mau comportamento” ou conceito incompatível, nos termos do Regulamento Disciplinar de outra instituição militar estadual ou das Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícia Civil, Polícia Penal e Guardas Municipais.

• Não ter dado baixa no conceito “C” na vigência do Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais.

• Não ter sido exonerado ou demitido da PMMG ou do CBMMG, com base no art 146, incisos II, III, IV ou V, alínea “a” e caput do art. 147, da Lei Estadual nº 5.301, de 16/10/1969

DO PROCESSO SELETIVO

O concurso consiste em 03 (três) fases:

1. Prova Objetiva;

2. Teste de Capacitação Física;

3. Exames Admissionais

DA PROVA OBJETIVA

A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será composta de 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha, com pontuação por conteúdo estabelecido com 04 (quatro) alternativas de respostas para cada questão (A, B, C e D), sendo apenas uma alternativa correta.

Para obter pontuação na questão da prova de múltipla escolha, o candidato deverá assinalar uma, e somente uma, das quatro alternativas na folha de respostas.

A nota final da Prova Objetiva será obtida pela soma das pontuações conquistadas em cada conteúdo, sendo a nota máxima igual a 100 (cem) pontos.

A nota em cada questão da prova objetiva será computada com base nas marcações feitas pelo candidato na folha de respostas, onde será igual a: 2,00 pontos, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 0,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 0,00 ponto, caso não haja marcação ou haja marcação de mais de uma opção; 0,00 ponto, caso não haja a identificação do tipo de caderno de prova assinalada na folha de resposta pelo candidato.

Todos os candidatos terão suas provas objetivas corrigidas por meio de processamento eletrônico.

Será considerado aprovado na 1ª Fase do Concurso o candidato que, no mínimo, obtiver 50% (cinquenta por cento) da pontuação máxima da prova objetiva e pontuar no mínimo uma questão em cada conteúdo que a compõe.

TESTE DE CAPACITAÇÃO FÍSICA

O Teste de Capacitação Física (TCF), a ser aplicado por Comissão do CBMMG especialmente designada para esse fim, será realizado em 01 (um) dia e será composto pelas provas abaixo, a serem realizadas na seguinte ordem:

1. Teste de Resistência Aeróbica.

2. Teste de Flexão Abdominal.

3. Teste de Força Muscular de Membros Superiores.

4. Teste de Agilidade (Shutlle-Run).

5. Teste de Habilidade Natatória

DOS EXAMES ADMISSIONAIS

Os exames admissionais abrangem a realização de Exames de Saúde e será composta por:

1. Exames Preliminares;

2. Exames Médicos Complementares;

3. Avaliação Psicológica;

4. Exame Toxicológico.

Exames Preliminares:

a) Exame médico clínico;

b) Exame otorrinolaringológico completo, com audiometria vocale tonal e impedanciometria, (observação: Os candidatos deverão comparecer à avaliação otorrinolaringológica com condutos auditivos externos devidamente livres de cerume para que não comprometa o exame e avaliações);

c) Exame oftalmológico;

d) Exame odontológico;

e) Outros exames, a critério do examinador, sem ônus para o CBMMG.

Exames Complementares:

1. Sangue

2. Urina

3. Exame Parasitológico de Fezes

4. Teste ergométrico, com laudo;

5. Eletroencefalograma, com laudo;

6. RX de tórax em incidência póstero-anterior e perfil, com laudo;

7. RX de coluna lombo-sacra em incidência antero-posterior e perfil, com laudo;

8. RX panorâmico de boca semiaberta das arcadas dentárias,(deverá ser apresentada ao oficial cirurgião-dentista no momento do exame odontológico), com laudo;

9. Espirometria (prova ventilatória) com broncodilatador, com laudo;

10. Topografia corneana recente, com laudo (realizada nos últimos três meses);

11. Tomografia computadorizada dos seios da face, com laudo;

12. Exame toxicológico de larga janela de detecção – 180 (cento e oitenta) dias – a partir de amostras de queratina realizado em fase a ser definida pelo Edital do concurso;

13. Outros exames, a critério do examinador, sem ônus para a Instituição.

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

A avaliação psicológica tem por finalidade verificar a presença de dimensões psicológicas necessárias e requisitos restritivos e/ou impeditivos para admissão / inclusão no CBMMG, que dispõe sobre perícias de saúde na PMMG e no CBMMG, poderá ser aplicado métodos coletivos e/ou individuais, técnicas e instrumentos aprovados ao uso pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).

A análise conjunta dos resultados provenientes das técnicas e instrumentos psicológicos utilizados na avaliação psicológica resultará no parecer “APTO” ou “INAPTO”.

As justificativas do resultado da avaliação psicológica (“APTO” ou “INAPTO”) poderão ser conhecidas pelo candidato (entrevista de devolução) ou psicólogo assistente nomeado pelo candidato (abertura de vista).

Caso o candidato tenha realizado avaliação psicológica para cargo específico de provimento em Concursos anteriores (mesmo que para admissão no próprio CBMMG) ou em outros processos seletivos, essa avaliação não terá validade para admissão no presente certame.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Língua Portuguesa

2. Matemática e Raciocínio Lógico

3. Noções de Direitos Humanos e Legislação

4. Ciências Naturais

5. Ciências Humanas

6. Proteção e Defesa Civil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Palavras-chave: COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA SOLDADO BOMBEIRO MILITAR MG, concurso soldado bombeiro mg, soldado bombeiro militar mg, concurso bombeiros mg, bombeiro militar mg

Categorias