COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA POLÍCIA PENAL ES

Quinta, 3 de agosto de 2023

Mais um concurso para a Polícia Penal é aberto, dessa vez no estado do ES. Com 600 vagas para inspetor penitenciário, as inscrições para o certame já estão abertas e vão até dia 24 de Agosto. A prova será no dia 8 de Outubro de 2023.

Os interessados devem se inscrever no site do Ibademediante taxa de R$ 68,80. Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para inspetor penitenciário da Polícia Penal do ES confira edital no link: edital-de-abertura-policial-penal-es 

A remuneração do cargo é de R$ 4.341,06.

DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:

• ser brasileiro nato ou naturalizado, ou, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses,

• estar quite com as obrigações eleitorais, para os candidatos de ambos os sexos;

• estar quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;

• encontrar-se em pleno gozo de seus direitos políticos e civis;

• não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com nova investidura em cargo público;

• apresentar diploma ou certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso, conforme requisito do cargo pretendido,

• CNH categoria habilitação ‘b’ ou superior;

• apresentar declaração negativa de antecedentes criminais;

• não acumular cargos, empregos ou funções públicas, salvo nos casos constitucionalmente admitidos;

• apresentar declaração de bens.

DO PROCESSO SELETIVO

O Concurso Público será composto das seguintes etapas:

DA PROVA OBJETIVA

Prova Objetiva terá caráter eliminatório e classificatório e será constituída de questões de múltipla escolha. Cada questão terá 5 alternativas, sendo apenas uma correta.

A organização da prova, seu detalhamento, número de questões por disciplina e valor das questões encontram-se representados na tabela abaixo:

DA REDAÇÃO

Está etapa será aplicada no mesmo dia e horário da Prova Objetiva, sendo realizada dentro das 4h30min de duração da prova.

Redação consistirá na elaboração de um texto dissertativo, de 20 até 50 linhas, e valerá 100,00 pontos. A Redação deverá ser desenvolvida em texto dissertativo, sobre tema a ser enunciado no caderno de questões. Se a Redação não atender a proposta da prova (tema ou estrutura) será desconsiderada; e a prova absolutamente ilegível também será desconsiderada. Nesses casos, a Redação receberá a nota ZERO. Será aprovado na Redação o candidato que obtiver, no mínimo, 50 pontos.

Para efeito de avaliação da redação serão considerados os elementos de avaliação descritos abaixo:

TESTE DE APTIDÃO FÍSICA – TAF

O Exame de Aptidão Física – TAF será realizado independentemente das condições meteorológicas.

Os exercícios físicos para a realização do Exame de Aptidão Física – TAF a ordem e os padrões de desempenho serão os seguintes:

DO EXAME PSICOTÉCNICO

Exame Psicotécnico será aplicado de forma coletiva, possibilitando identificar aspectos psicológicos do candidato para fins de prognóstico do desempenho das atividades relativas ao cargo em referência e cuja bateria de testes será definida de acordo com o Perfil Profissiográfico do cargo.

Os critérios a serem utilizados nesta Etapa se baseiam nos parâmetros estabelecidos no Perfil da função de Inspetor Penitenciário, conforme as exigências citadas abaixo:

DO EXAME DE SAÚDE

A etapa de Exames Médicos, de caráter eliminatório, objetiva aferir se o candidato goza de boa saúde física e psíquica para desempenhar as atribuições típicas do cargo.

Os exames laboratoriais e respectivos laudos, correrão a expensas dos candidatos, inclusive o Toxicológico, são os indicados abaixo e deverão ser realizados com no máximo 90 dias de antecedência à avaliação médica de que trata o Edital:

a) Sangue: hemograma completo, glicemia de jejum, ureia, colesterol, VDRL;

b) Urina: elementos anormais e sedimento (EAS);

c) Raio-X simples de tórax PA e Perfil;

d) Raio-X total de coluna vertebral com laudo radiológico;

e) Eletroencefalograma;

f) Audiometria Tonal com laudo;

g) Eletrocardiograma;

h) Acuidade visual;

i) Toxicológico.

 

INVESTIGAÇÃO SOCIAL

Investigação Social, de caráter eliminatório, a ser realizada pela Secretaria de Estado da Justiça, mediante apresentação pelo candidato de comprovação de idoneidade e inexistência de inquérito policial, processo criminal, por meio de certidão e extrato de consulta processual e antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal e Estadual do local onde residiu nos últimos 05 anos.

A Investigação Social tem como objetivo verificar se o candidato apresenta idoneidade moral e conduta compatíveis com as responsabilidades do cargo.

Ao resultado da Investigação Criminal e Social não serão atribuídos pontos ou notas, sendo o candidato considerado INDICADO ou CONTRAINDICADO para o exercício do cargo.

Demais informações sobre a Investigação Social constarão de edital específico de convocação para essa etapa.

CURSO DE FORMAÇÃO

Os candidatos que frequentarem o Curso Básico de Formação terão direito a uma bolsa de estudo, em valor equivalente a 50% do subsídio inicial do cargo.

Ao final da formação de cada grupo, os alunos serão considerados aprovados ou reprovados e os candidatos aprovados serão classificados em ordem decrescente constituindo esta classificação como resultado final da sétima etapa, somando-se as notas finais da Prova Objetiva, da Redação e do Curso de Formação.

Os candidatos reprovados serão excluídos do Concurso Público.

Demais informações acerca do Curso de Formação estarão disponíveis no Edital de Convocação para a Etapa.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Língua Portuguesa
  • Informática
  • Raciocínio Lógico
  • Atualidades
  • Noções de Direitos Humanos
  • Noções de Direito Administrativo
  • Noções de Direito Penal
  • Noções de Processo Penal

 

Mais:

CONCURSO POLÍCIA PENAL DE SP É SUSPENSO

Como funciona o concurso para Polícia Penal do AC

Palavras-chave: COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA POLÍCIA PENAL ES, concurso polícia penal, es, concurso polícia espírito santo, concursos polícia penal

Categorias