COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA OFICIAL DA AFA

Quinta, 9 de março de 2023

Para quem sonha em entrar para a Academia de Força Aérea foi lançado o edital para o concurso de Oficial com 25 vagas. As inscrições começam dia 10 e vão até dia 27 de Março. A prova será dia 18 de Junho.

Para saber como funciona o concurso para oficial da AFA, os interessados podem se inscrever pelo site FAB – Força Aérea Brasileira , e pagar a taxa de R$ 90,00. Para conferir o edital acesse o link: Edital-AFA_2024

DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:

  • Ser cidadão brasileiro,
  • Ser voluntário,
  • se menor de 18 anos de idade, estar autorizado por seu responsável legal para realizar as Provas Escritas e, se convocado para prosseguimento no Exame,
  • estar autorizado a participar das etapas subsequentes de Inspeção de Saúde (INSPSAU), Exame de Aptidão Psicológica (EAP), Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF) e, para os optantes, a realização do Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC);
  • inscrever-se por meio do Formulário de Solicitação de Inscrição (FSI).

DO PROCESSO SELETIVO

O concurso terá os seguintes  eventos e suas finalidades são:

  1. a) Provas Escritas: visa sua realização, precedida de orientação ao candidato sobresão procedimentos durante as provas e também a respeito das etapas subsequentes, para os que vierem a ser convocados;
  2. Concentração Intermediária: visa orientar o candidato (convocado para prosseguimento no Exame) a respeito da realização da INSPSAU, do EAP, do TACF, das solicitações de recurso/revisão e sobre a Concentração Final (para os que vierem a ser convocados para essa etapa), além de receber neste evento, dos candidatos menores de idade, a autorização do responsável legal.  Será realizada em duas datas distintas, em grupos separados pela classificação decrescente de Médias Finais (MF), conforme necessidade da Administração, após os resultados do TACF e antecedendo à JEA, será realizado o PHC;
  3. Concentração Final: visa comprovar o atendimento dos requisitos previstos para a matrícula no Curso do candidato selecionado pela JEA, quando deverão ser apresentados os originais de todos os documentos para análise e conferência, e entregues duas cópias simples de cada um deles

Este Exame será constituído das seguintes etapas:

  1. Provas Escritas;
  2. INSPSAU (Inspeção de Saúde);
  3. EAP (Exame de Aptidão Psicológica);
  4. TACF (Teste de Avaliação do Condicionamento Físico);
  5. PHC (Processo de Heteroidentificação Complementar);
  6. Validação Documental

  

DA PROVA ESCRITA E REDAÇÃO

As Provas Escritas serão compostas de 64 sendo 16 questões objetivas de múltipla escolha por disciplina, com quatro alternativas em cada questão.

A Prova de Redação será constituída da elaboração de um texto manuscrito, cujo tema versará sobre assunto da atualidade e terá como propósito verificar a capacidade de expressão escrita do candidato na Língua Portuguesa e será realizada junto às demais Provas Escritas previstas para o Exame. A Prova de Redação tem o objetivo de avaliar o conteúdo, o conhecimento do tema, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas dos registros formal e culto da Língua Portuguesa e será realizada junto às demais Provas Escritas previstas para o Exame.

A redação deverá conter no mínimo 100 palavras, escritas em letra legível, sobre tema a ser fornecido, antes da determinação do início das provas.

 

INSPEÇÃO DE SAÚDE

Para realizar a Inspeção de Saúde, deverá ser apresentado obrigatoriamente:

1 – Para todos os candidatos:

  1. certificado/carteira de vacinação, comprovando as seguintes vacinas: febre amarela, tétano e hepatite B. Para vacinação contra a hepatite B deverá constar, ao menos, a primeira dose válida do esquema vacinal. Será aceito o candidatos-HBs positivo em substituição à comprovação do esquema vacinal contra hepatite B;
  2. laudos e/ou resultados de Exames toxicológicos. As substâncias a serem pesquisadas como dosagens toxicológicas são: anfetaminas (anfetamina, metanfetamina e “ecstasy”), metabólito de cocaína (cocaína e benzoylecgonine), opiáceos (heroína, codeína, morfina e monoacetilmorfina), phencyclidine (pcp) e derivados da maconha, de amostras de queratina, depositados em cabelos, pelos ou raspas de unhas.
  3. Radiografia Panorâmica das arcadas dentárias atualizadas, realizadas há no máximo 6 meses antes da data da INSPSAU.

2 – Para as candidatas:

a) laudo de Exame Citopatológico Ginecológico, realizado até 180 dias antes da data da Inspeção. No caso de impedimento anatômico para ser submetida ao Exame Citopatológico Ginecológico, a candidata, obrigatoriamente, deverá apresentar atestado médico, emitido por ginecologista, com data de emissão não superior a 30 dias da data da INSPSAU, constatando o motivo do impedimento e declarando a ausência de restrições ginecológicas para a participação da candidata no Exame.

 

EXAME DE APTIDÃO PSICOLÓGICA

Os candidatos serão avaliados nas áreas de personalidade e aptidão, conforme o Padrão Seletivo estabelecido para a função que irá exercer. Os requisitos psicológicos foram estabelecidos previamente por meio de estudo científico do cargo, conforme abaixo discriminados:

a) CFOAV: Personalidade: serão consideradas para o bom desempenho do cargo, dentre outros: Adaptabilidade, controle emocional, dedicação, disciplina, humildade, manejo do estresse, persistência, responsabilidade e tomada de decisão. Também serão consideradas características restritivas como: Aversão ao cumprimento de normas e regras, individualismo, agressividade inadequada, impulsividade exacerbada, ansiedade exacerbada e autoconfiança inadequada. Aptidão: serão avaliadas aptidões como: Atenção concentrada, atenção difusa e raciocínio espacial.

b) CFOINT: Personalidade: serão consideradas para o bom desempenho do cargo, dentre outros: Adaptabilidade, capacidade de julgamento, controle emocional, cooperação, disciplina, empatia, lealdade, postura ética e profissional, responsabilidade e tomada de decisão. Também serão consideradas características restritivas como: Aversão a normas e padrões. Aptidão: serão avaliadas as seguintes aptidões como: Atenção Concentrada e Inteligência.

c) CFOINF: Personalidade: serão consideradas para o bom desempenho do cargo, dentre outros: Adaptabilidade, autocontrole, camaradagem, capacidade de administrar conflitos, capacidade de solução de problemas, controle emocional, determinação, liderança e tomada de decisão. Também serão consideradas características restritivas como: Agressividade inadequada, aversão ao cumprimento de normas e regras, impulsividade exacerbada e individualismo. Aptidão: serão avaliadas as seguintes aptidões como: Atenção concentrada e inteligência.

 

TESTE DE AVALIAÇÃO DO CONDICIONAMENTO FÍSICO (TACF)

O TACF avaliará a rigidez e o vigor físico do candidato, por meio dos seguintes testes de exercícios:

  1. FLEXÃO E EXTENSÃO DOS MEMBROS SUPERIORES COM APOIO DE FRENTE SOBRE O SOLO
  2. FLEXÃO DO TRONCO SOBRE AS COXAS
  3. SALTO HORIZONTAL
  4. CORRIDA DE 12 MINUTOS

 

PROCEDIMENTO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO COMPLEMENTAR (PHC)

Os candidatos que optarem por concorrer às vagas reservadas a negros serão convocados, desde que aprovados nas etapas anteriores, para o PHC, realizado pela Comissão de Heteroidentificação Complementar (CHC) da AFA, para verificação da veracidade de sua declaração.

 

VALIDAÇÃO DOCUMENTAL

A Validação Documental será realizada por meio da análise e conferência da documentação prevista para matrícula no Curso, quando deverão ser apresentados os originais de todos os documentos e entregues duas cópias simples de cada um deles.

A documentação somente será apresentada pelo candidato aprovado em todas as etapas anteriores e convocado para a Concentração Final.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Língua Portuguesa
  • Física;
  • Matemática;
  • Língua Inglesa;
  • Redação.

 

Último Concurso

EDITAL: IE/EA CFOAV 2022

VAGAS TOTAL: 83

ORGANIZADORA: Aeronáutica

IDADE: não mencionado no edital

GRAU DE ESCOLARIDADE: Ensino Médio

TAXA DE INSCRIÇÃO R$ 70,00

DATA DA PROVA: 19/06/2021

REMUNERAÇÃO: voluntário

INSCRITOS: 17.140

Palavras-chave: COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA OFICIAL DA AFA, CONCURSO AERONÁUTICA, CONCURSO OFICIAL DA AERONÁUTICA, CONCURSOS AFA

Categorias