COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA O CORPO DE SAÚDE DA MARINHA

Terça, 2 de maio de 2023

A Marinha do Brasil divulgou novos editais para concurso com ingresso em 2024. Entre os novos cargos, 35 vagas são oferecidas para a área de saúde, sendo 27 para Médicos, 4 para o Quadro de Apoio à Saúde e 4 para Cirurgião-Dentista.

Os interessados precisam ter Ensino Superior em Medicina (para vagas de Médicos), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição (vagas do Quadro de Apoio à Saúde)e Odontologia (vagas de Cirurgião-Dentista). É necessário ter altura de 1,54m a 2m e menos de 35 anos de idade no dia 30 do mês de junho de 2024.

As inscrições acontecerão de 7 a 25 de Junho, com taxa de R$ 140,00 no site da Marinha do Brasil. Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para o Corpo de Saúde da Marinha confira os editais referentes a cada vaga nos links:

Médicos: Edital – CP-CSM-Md 2023

Quadro de Apoio à Saúde: Edital – CP-CSM-S 2023

Cirurgião-Dentista: Edital – CP-CSM-CD 2023

 

DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:

• ser brasileiro nato, de ambos os sexos;

• possuir idoneidade moral, a ser apurada por intermédio de averiguação da vida pregressa do candidato,

• estar em dia com as obrigações do Serviço Militar (se do sexo masculino) e da Justiça Eleitoral;

• estar autorizado pela respectiva Força Armada ou Força Auxiliar, em se tratando de militar ou membro da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros Militar em atividade,

• Se militar da Marinha do Brasil (MB), o candidato deverá:

– não estar na condição de réu em ação penal;

– não ter sido, nos últimos 5 anos, na forma da legislação vigente, responsabilizado por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera de governo, em processo disciplinar administrativo do qual não caiba mais recurso,

– não ter sido condenado em processo criminal com sentença transitada em julgado,

• se ex-integrante de qualquer uma das Forças Armadas ou de Força Auxiliar, não ter sido excluído ou licenciado ex officio por ter sido declarado indigno para o Oficialato ou com ele incompatível, salvo em caso de reabilitação;

• não ter sido reprovado ou desligado a bem da disciplina, por insuficiência de nota ou conceito ou por falta disciplinar incompatível com o Oficialato, em Curso de Formação de Oficiais ou Estágio de Aplicação de CP anteriores;

• para as vagas oferecidas no Quadro de Médicos em Âmbito Regional, possuir, obrigatoriamente, até a data da matrícula do CFO, o Certificado de conclusão do curso de Residência Médica em serviço credenciado pelo Ministério da Educação ou o Título de Especialista reconhecido pela Sociedade de especialidade médica pertinente, na especialidade em que está inscrito no Concurso. Esses candidatos deverão ingressar na Marinha como especialistas, não estando previsto, na sua carreira militar, a realização obrigatória de cursos de pós-graduação a nívelLato Sensu, para fim de obtenção de Título de Especialista;

DO PROCESSO SELETIVO

O Concurso Público destina-se ao preenchimento de vagas nas habilitações abaixo discriminadas, em cumprimento ao Plano Corrente de Oficiais (PCO) de 2023:

  1. Âmbito Nacional – Quadro de Médicos (Md)
  • Clínica Médica - 11 vagas
  • Cirurgia Geral - 4 vagas
  • Pediatria - 4 vagas
  • Psiquiatria - 1 vaga
  • Radiologia - 1 vaga
  • Ortopedia e Traumatologia - 1 vaga
  • Medicina de Emergência - 1 vaga
  • Nutrição - 1 vaga

 

Quadro de Apoio à Saúde (S)

  • Enfermagem - 1 vaga
  • Farmácia - 1 vaga
  • Fisioterapia - 1 vaga

 

Quadro de Cirurgião-Dentista (CD) 

  • Endodontia - 1 vaga
  • Odontopediatria - 1 vaga
  • Periodontia - 1 vaga
  • Prótese Dentária - 1 vaga

 

2. Âmbito Regional – Comando do 3º Distrito Naval – Natal/RN:

  • Clínica Média - 2 vagas
  • Clínica Geral - 1 vaga

 

Comando do 5º Distrito Naval – Rio Grande/RS: 

  • Cirurgia Geral (Oftalmologia) - 1 vaga

 

O concurso de âmbito regional destina-se ao preenchimento de vagas para os Oficiais Médicos que desejam permanecer na região escolhida, até a época de realização do Curso Superior (C-SUP) ou equivalente previsto no Plano de Carreira de Oficiais da Marinha (PCOM), assim, realizando a maior parte da carreira militar na sua região de escolha.

O C-SUP ou curso equivalente previsto no PCOM visa a preparar os oficiais para as funções de assessoria de alto nível, sendo um pré-requisito necessário à promoção ao posto de Capitão de Mar e Guerra. No atual planejamento da carreira dos médicos, ele é realizado entre o quinto ano no posto de Capitão de Corveta e o primeiro ano no posto de Capitão de Fragata, quando o candidato tiver entre 17 e 20 anos como oficial médico. Desta forma, a fim de possibilitar um correto fluxo de carreira, os candidatos para o concurso de âmbito regional, após a realização deste curso de carreira, poderão passar a ser movimentados para servir em qualquer outra localidade do país, nas mesmas condições dos candidatos que optaram pelo concurso de âmbito nacional.

Assim, o candidato inscrito para o concurso em âmbito regional terá garantida sua permanência na região de sua escolha até a época da realização do C-SUP. Caso ele não seja selecionado para a realização deste curso, ou nele seja reprovado, ou ainda requeira a desistência de sua realização, permanecerá no posto de Capitão de Fragata, servindo na região para a qual optou, até o cumprimento do tempo de serviço previsto em Lei para a transferência para a reserva.

O candidato fará a escolha da Habilitação e do âmbito (modalidade) para a vaga a que pretende concorrer, no momento do preenchimento do formulário de inscrição. A obtenção de pontuação elevada em um dos âmbitos escolhidos não o habilitará a disputar vaga no âmbito (modalidade) não escolhido.

O Concurso é constituído das seguintes Etapas:

1. Prova Escrita Objetiva (PO) de Conhecimentos Profissionais;

2. Redação;

3. Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH).

4. Eventos Complementares (EVC), constituídos de:

a. Verificação de Dados Biográficos (VDB)

b. Inspeção de Saúde (IS);

c. Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i);

d. Avaliação Psicológica (AP);

e. Verificação de Documentos (VD); e

f. Prova de Títulos (PT).

5. Resultado Final da Seleção (RF).

 

PROVA ESCRITA OBJETIVA (PO) DE CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS E REDAÇÃO (eliminatórias e classificatórias)

A Prova Objetiva será única para todas as áreas de conhecimento dos candidatos ao Corpo de Médicos e constará de questões básicas de Pediatria, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia, Psiquiatria e Radiologia, preferencialmente as aplicáveis às rotinas de emergência/urgências médicas.

Para o Quadro de Apoio à Saúde e de Cirurgião-Dentista a Prova Objetiva será específica para cada profissão.

A Redação deverá ser dissertativa, com ideias claras, coerentes e objetivas, cujo título versará sobre assunto considerado de importância pela Administração Naval.

Aspectos e pontuações a serem considerados na correção da Redação:

a) Estrutura e conteúdo – até 80 pontos, sendo:

1. Coesão e coerência – até 40 pontos; e

2. Título e tipologia textual – até 40 pontos.

b) Expressão – até 20 pontos.

A Redação deverá ter no mínimo 20 linhas contínuas, considerando o recuo dos parágrafos, e no máximo 30 linhas. Serão descontados 5 pontos por cada linha não preenchida em relação ao número mínimo de linhas ou preenchida em excesso em relação ao máximo de linhas.

As Redações receberão 2 notas, atribuídas por 2 membros da Banca, valendo como nota da prova a média aritmética dessas 2 notas.

 

VERIFICAÇÃO DE DADOS BIOGRÁFICOS (VDB) (eliminatória)

A VDB terá como propósito verificar se o candidato preenche os requisitos de bons antecedentes de conduta para ingresso na Marinha do Brasil.

Durante todo o processo do Concurso, o candidato poderá ser eliminado se deixar de atender o disposto no edital. No caso da eliminação por ocasião da VDB, o candidato disporá de 3 dias úteis, contados a partir do dia em que será informado por carta registrada com aviso de recebimento (AR), para interpor recurso.

 

INSPEÇÃO DE SAÚDE (IS) (eliminatória)

A Inspeção de Saúde, que terá caráter eliminatório, é a perícia médica da seleção inicial, a qual visa verificar se os candidatos preenchem os critérios e padrões médicos de aptidão para a Carreira Militar na Marinha.

O candidato terá que apresentar no 1º dia agendado para realização da Inspeção de Saúde, obrigatoriamente, os exames médicos complementares listados no edital.

Os candidatos que não comparecerem na data marcada para a Inspeção de Saúde, bem como na divulgação do resultado de suas IS, bem como em qualquer outra fase do processo pericial, serão considerados desistentes e suas IS não serão apreciadas, por falta de comparecimento.

 

TESTE DE APTIDÃO FÍSICA – TAF

O TAF-i, de caráter eliminatório, tem como propósito aferir se a aptidão física do candidato preenche os padrões físicos exigidos para a carreira da Marinha.

O TAF-i, será constituído das seguintes provas:

a) natação; e

b) corrida.

O candidato será submetido às provas do TAF-i em 2 dias não consecutivos.

 

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

A Avaliação Psicológica tem como propósito avaliar os candidatos mediante o emprego de procedimentos científicos destinados a aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato com a carreira militar.

Todos os testes utilizados na Avaliação Psicológica são aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia. A AP avaliará os seguintes aspectos:

a) Intelectivo – destinado à verificação das aptidões gerais e/ou específicas dos candidatos em relação às exigências da atividade pretendida. Requisitos a serem avaliados: expressão escrita, inteligência, rapidez e atenção concentrada;

b) Personalógico – destinado à verificação das características de personalidade e das características motivacionais do candidato em relação às exigências da atividade pretendida. Requisitos a serem avaliados: liderança, adaptabilidade, controle emocional, capacidade de tomar decisões, disciplina, capacidade de trabalhar em equipe, responsabilidade, motivação, resistência à frustração e capacidade de planejamento;

c) Aspectos considerados impeditivos – presença de indicadores, nos testes e técnicas de avaliação, que representem prejuízos nos requisitos de disciplina, controle emocional e adaptabilidade.

Para a avaliação do aspecto intelectivo, será utilizado um dos seguintes modelos:

a) Somatório de notas padronizadas – expresso pela transformação dos escores obtidos pelos candidatos nos diversos testes em graus comparáveis entre si;

b) Regressão Linear Múltipla (RLM) – expresso pela estimativa do critério de desempenho na atividade, a partir da ponderação dos escores obtidos nos testes; ou

c) Múltiplo Corte – expresso por meio de cortes que são atribuídos aos resultados dos candidatos nos testes, tendo como base o rendimento do candidato nos testes/técnicas e a importância destes para a atividade.

Para a avaliação do aspecto personalógico poderão ser aplicados testes, inventários, entrevistas e/ou outros instrumentos de avaliação.

 

VERIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS (eliminatória)

No período estabelecido no Calendário de Eventos do edital, os candidatos deverão entregar cópia autenticada ou simples dos documentos acompanhados dos originais. As cópias deverão ser entregues encadernadas, com as páginas numeradas e rubricadas pelo candidato, além de uma relação de todos os documentos apresentados, sendo de inteira responsabilidade do candidato a entrega correta. Serão exigidos para verificação os documentos do candidato, Certidões, Atestado de Idoneidade Moral e Bons Antecedentes e Diploma do Curso de Graduação.

 

PROVA DE TÍTULOS (PT) (classificatória)

A avaliação de títulos será realizada pelas Comissões Examinadoras composta de

Oficiais do Corpo de Saúde da Marinha, para isso especificamente designada pelo Diretor de Ensino da Marinha e indicada pelo Diretor de Saúde da Marinha.

Por ocasião da entrega dos títulos, o candidato terá que entregar uma cópia do diploma de graduação ou Declaração de Apresentação de Comprovante de Conclusão de Curso, com a finalidade de possibilitar a verificação da correlação entre a graduação e as titulações apresentadas.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Medicina:

• Ortopedia/ Traumatologia

• Psiquiatria

• Cirurgia Geral

• Clínica Médica

• Radiologia

• Ginecologia/Obstétricia

• Pediatria

• Medicina Preventiva

Farmácia:

• Legislações Farmacêuticas

• Farmácia Hospitalar e Clínica

• Farmacologia

• Química Analítica e Controle de Qualidade

• Química Orgânica

• Farmacotécnica e Tecnologia Farmacêutica

• Microbiologia

• Parasitologia

• Imunologia

• Bioquímica

• Urinálise

• Hematologia

• Legislação

Enfermagem:

• Fundamentos da Enfermagem

• Enfermagem Médico-Cirúrgica

• Enfermagem de Saúde Pública

• Enfermagem Psiquiátrica

• Enfermagem Materno-Infantil

• Administração Aplicada à Enfermagem

• Deontologia e Ética de Enfermagem

Fisioterapia:

• GERAL – Fundamentos da Fisioterapia; Embriologia; Anatomia descritiva e palpatória; Biomecânica do movimento e da caixa torácica; Fisiologia geral e do exercício; Fisiopatologia; Semiologia; Atribuições e condutas do fisioterapeuta nas diversas áreas de atuação; Ética e Bioética.

• ESPECÍFICA – Técnicas fisioterapêuticas em cinesioterapia motora, manipulações e cinesioterapia respiratória; Análise da marcha e treinamento em locomoção; Indicação, contraindicação, técnicas e Efeitos fisiológicos da mecanoterapia, hidroterapia, massoterapia, eletroterapia e termoterapia; Prescrição e treinamento de órteses e próteses; Fisioterapia desportiva, na saúde da mulher e em Geriatria e gerontologia; Tratamento fisioterapêutico em patologias neurológicas, traumato-ortopédicas e cardiorrespiratórias; Reabilitação cardíaca; Instrumentos de medida e avaliação relacionados ao paciente ambulatorial e hospitalar; Avaliação, mobilização e manejo do paciente crítico; Métodos e Técnicas de avaliação, tratamento e procedimentos fisioterapêuticos em adultos, crianças e neonatos; Monitorização respiratória durante a ventilação mecânica e mecânica do sistema respiratório; Interpretação de exames laboratoriais, de imagem e gasometria; Via aérea artificial – indicação, tipos e cuidados; Ventilação mecânica invasiva e não invasiva; Oxigenioterapia; Técnicas de expansão Pulmonar e remoção de secreção; Avaliação da força muscular respiratória, treinamento muscular respiratório e condicionamento físico funcional; Desmame da ventilação mecânica e extubação; Fisioterapia Geral aplicada a diversas especialidades médicas afins à Fisioterapia e; Assistência Fisioterapêutica ao paciente com COVID-19.

Nutrição:

• Nutrição Normal

• Nutrição Materno-Infantil

• Técnica Dietética e Tecnologia de Alimentos

• Avaliação e Epidemiologia Nutricional

• Nutrição Clínica e Pediatria

• Administração Aplicada às Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN)

• Controle Higiênico-Sanitário dos Alimentos

Cirurgião-Dentista:

Endodontia:

• Endodontia

Generalista:

• Biossegurança

• Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

• Dentística e Prótese Dentária

• Endodontia

• Estomatologia e Patologia Bucal

• Farmacologia e Terapêutica Medicamentosa em Odontologia

• Materiais Dentários

• Odontopediatria e Ortodontia

• Saúde Coletiva e Periodontia

• Radiologia Odontológica e Imaginologia

Odontopediatria:

• Odontopediatria

Periodontia:

• Periodontia

Prótese Dentária:

• Prótese Fixa

• Prótese Parcial Removível

• Prótese Total

• Sistema CAD/CAM na Odontologia Restauradora

 

Último Concurso

EDITAL: CSM-Md/2022

VAGAS TOTAL: 25

IDADE: menos de 35 anos de idade no dia 30 de Junho de 2023

GRAU DE ESCOLARIDADE: Ensino Superior em Medicina

DATA DA PROVA: 25/09/2022

 

Palavras-chave: COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA O CORPO DE SAÚDE DA MARINHA, concursos da marinha, concurso médico da marinha, concurso quadro de apoio à saúde, concurso corpo de saúde da marinha, concurso dentista da marinha, concurso cirurgião-dentista marinha

Categorias