COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA GCM DE SÃO BERNARDO DO CAMPO SP

Sexta, 12 de maio de 2023

Mais um concurso para GCM no Estado de São Paulo é lançado, dessa vez pelo município de São Bernardo do Campo. São 150 vagas, sendo 105 para homens e 45 para mulheres, com remuneração de R$ 3.348,32.

As inscrições para o certame acontecem do dia 24 de Maio a 3 de Julho através do site da organizadora do concurso, a VUNESPe os candidatos devem ter de 18 a 30 anos, Ensino Médio completo e altura mínima de 1,60m para as mulheres e 1,70m para os homens. A taxa de inscrição é de R$ 75,00.

A prova está marcada para o dia 27 de Agosto de 2023 e terá duração de 3 horas. Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para GCM de São Bernardo do Campo acesse edital no link: Edital GCM São Bernardo do Campo

DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:

  • ser brasileiro, nato ou naturalizado,
  • quando do sexo masculino, estar em dia com as obrigações militares;
  • ser eleitor e estar quite com a Justiça Eleitoral;
  • estar com o CPF regularizado;
  • não registrar antecedentes criminais oriundos de sentença transitado em julgado ou demonstrar o cumprimento integral das penas que lhe tenham sido cominadas ou que as penas estejam prescritas;
  • possuir CNH, no mínimo, categoria B,
  • não apresentar tatuagem que: divulgue símbolo ou inscrição ofendendo valores e deveres éticos inerentes aos integrantes da GCM e dos demais órgãos de Segurança Pública; ou faça alusão a: ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas ou que pregue a violência ou a criminalidade; discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem; ideia ou ato libidinoso; e Ideia ou ato ofensivo aos direitos humanos

O candidato que não se declarar pessoa com deficiência, mas que necessitar de condição especial para realização da(s) prova(s) – durante o período de inscrições – deverá:

  1. acessar o link próprio deste Concurso Público, no site da Fundação VUNESP (vunesp.com.br);
  2. durante o preenchimento da ficha de inscrição, no campo “Condição Especial”, especificar os recursos/condições especiais de que necessita, seguindo as instruções ali indicadas.

Para o envio do laudo médico, o candidato – durante o período de inscrições – deverá:

  1. acessar o link próprio deste Concurso Público, no site da Fundação VUNESP (vunesp.com.br);
  2. após o preenchimento da ficha de inscrição, acessar a “Área do Candidato”, selecionar o link “Envio de Documentos” e realizar o envio do laudo médico, por meio digital (upload); e o laudo médico deverá ser enviado digitalizado, frente e verso, quando necessário, com tamanho de até 500 KB, por documento anexado, em uma das seguintes extensões: “pdf” ou “png” ou “jpg” ou “jpeg”.

O laudo médico encaminhado terá validade somente para este Concurso Público. O atendimento às condições especiais pleiteadas para a realização da(s) prova(s) ficará sujeito à análise da razoabilidade e viabilidade do solicitado.

Em caso de necessidade de amamentação durante a realização da(s) prova(s), a candidata lactante deverá, além de informar no ato da inscrição, obrigatoriamente, levar um acompanhante, maior de idade, devidamente documentado, que ficará em local reservado para tal finalidade e que será responsável pela criança.

O acompanhante adulto ficará em sala reservada e será o responsável pela guarda da criança. Este estará submetido a todas as normas constantes no Edital, inclusive no tocante ao horário de apresentação no local da(s) prova(s), à apresentação do original de documento oficial de identificação, à proibição de uso de equipamentos eletrônicos e celulares etc, sob pena de eliminação da Candidata Lactante no Concurso Público.

A candidata que não levar o acompanhante adulto não poderá permanecer com a criança no local de realização da(s) prova(s) e se tiver a necessidade de amamentar durante a realização das provas poderá solicitar informando na opção “Atendimento Especial” em campo próprio do sistema de inscrição, no ato do preenchimento da ficha de inscrição.

Não haverá compensação do tempo de amamentação à duração da(s) prova(s) dessa candidata.

 

DA PARTICIPAÇÃO/INSCRIÇÃO DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA

As pessoas com deficiência, participarão deste Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo da(s) prova(s), à avaliação e aos critérios de aprovação, ao dia, ao horário e ao local de aplicação da(s) prova(s) e à nota mínima exigida para aprovação.

Será assegurada aos candidatos com deficiência, que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas pela Constituição Federal, a reserva de vaga neste Concurso Público, na proporção de 5% (cinco por cento) das vagas existentes e das que vierem a existir dentro do prazo de validade do Concurso Público, para preenchimento do cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a(s) deficiência(s) de que é portador.

Caso o percentual resulte em número fracionado, deverá desprezar a fração inferior a meio e arredondar, para a unidade imediatamente seguinte, a que for igual ou superior.

Para concorrer como pessoa com deficiência, o candidato – durante o período de inscrições – deverá em sua ficha de inscrição:

a) especificar o(s) tipo(s) de deficiência(s) que possui, observado o disposto no artigo 2º da Lei Federal nº 13.146/2015;

b) informar se deseja concorrer às vagas existentes e das que vierem a existir para pessoa com deficiência;

c) enviar laudo médico, atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID; e solicitação de tempo adicional e/ou tratamento diferenciado para realização da(s) prova(s) e/ou prova especial, especificando as condições técnicas e/ou prova especial e/ou tempo adicional, devendo, obrigatoriamente, constar, do laudo médico, toda(s) essa(s) necessidade(s). O tempo adicional não ultrapassará 60 minutos.

A pessoa com deficiência deverá, obrigatoriamente, solicitar na ficha de inscrição a necessidade de confecção de prova especial ou a necessidade de leitura e/ou transcrição de sua(s) prova(s), inclusive de tempo adicional para sua realização.

DO PROCESSO SELETIVO

Este Concurso Público constará das seguintes fases e provas, abaixo:

 

DA PROVA OBJETIVA

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar o grau de conhecimento geral do candidato, bem como a capacidade de análise, entendimento e interpretação de informações, habilidade de trabalhar com estrutura lógica das relações, capacidade dedutiva e conhecimentos técnicos específicos do cargo.

A prova objetiva será composta de questões de múltipla escolha com 5 alternativas cada uma, sendo apenas uma alternativa correta.

A prova objetiva tem por finalidade selecionar os candidatos que serão considerados habilitados de acordo com a pontuação obtida.

A prova objetiva será avaliada na escala de 0 a 100,00 pontos.

A nota da prova objetiva será obtida pela fórmula:

NP = (Na x 100) ÷ Tq

 

TESTE DE APTIDÃO FÍSICA – TAF

Serão convocados para a prova de aptidão física:

Os testes a serem aplicados na prova de aptidão física são os seguintes:

  • Para as candidatas do cargo de GCM 3ª CLASSE, do sexo feminino:
  1. FLEXO-EXTENSÃO DE COTOVELOS SOBRE O SOLO EM APOIO NO BANCO
  2. RESISTÊNCIA ABDOMINAL
  3. CORRIDA DE 50 METROS
  4. CORRIDA EM 12 MINUTOS
  • Para aos candidatos do cargo de GCM 3ª CLASSE, do sexo masculino:
  1. FLEXO-EXTENSÃO DE COTOVELOS EM APOIO DE FRENTE SOBRE O SOLO
  2. RESISTÊNCIA ABDOMINAL
  3. CORRIDA DE 50 METROS
  4. CORRIDA EM 12 MINUTOS

 

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Serão convocados para a avaliação psicológica todos os candidatos considerados APTOS na prova de Aptidão física.

A avaliação psicológica, de caráter eliminatório, consistirá na aplicação de instrumentos que explicitem de forma inequívoca as características emocionais, motivacionais e de personalidade, considerando as necessidades, exigências e peculiaridades da área de atuação, incluindo condições necessárias para o porte de arma de fogo e nas condições atuais oferecidas pela entidade empregadora, descritas no Perfil Psicológico.

O exame psicológico será realizado nos termos da Instrução Normativa da Polícia Federal nº 78, de 10 de fevereiro de 2014 e nos termos das Resoluções do Conselho Federal de Psicologia, conforme perfil psicológico abaixo:

1 – perfil psicológico de dimensões “elevadas” – muito acima dos níveis medianos – para cada uma das seguintes características:

a) disposição para o trabalho;

b) resistência à fadiga psicofísica;

c) domínio psicomotor;

d) atenção concentrada;

e) atenção difusa;

f) ) controle emocional;

g) memórias auditiva e visual;

2 – perfil psicológico de dimensões “boas” – acima dos níveis medianos – para cada uma das seguintes características:

a) autoconfiança;

b) potencial de desenvolvimento cognitivo;

c) iniciativa;

d) capacidade de cooperar e trabalhar em grupo;

e) controle e canalização produtiva da agressividade.

f) criatividade;

g) potencial de liderança;

h) relacionamento interpessoal;

i) fluência verbal;

h) inteligência geral.

3 – perfil psicológico de dimensões “adequadas” – dentro dos níveis medianos – para cada uma das seguintes características:

a) flexibilidade de conduta;

b) resistência à frustração;

4 – perfil psicológico de dimensões “diminuídas” – abaixo dos níveis medianos – para cada uma das seguintes características:

a) ansiedade;

b) impulsividade.

5 – perfil psicológico de dimensões “ausentes” – que não apresenta – para cada uma das seguintes características:

a) sinais fóbicos e disrítmicos.

Para os efeitos deste perfil, considera-se:

1 – disposição para o trabalho: capacidade de desenvolver, de maneira produtiva e construtiva, as tarefas sob sua responsabilidade;

2 – resistência à fadiga psicofísica: aptidão psíquica e somática do candidato para suportar longa exposição a agentes estressores, sem sofrer danos importantes em seu organismo e em sua capacidade cognitiva;

3 – domínio psicomotor: habilidade cinestésica, por meio da qual o corpo se movimenta com eficiência, atendendo com presteza às solicitações psíquicas ou emocionais;

4 – atenção concentrada: caracteriza-se pela concentração do cérebro em apenas uma atividade, excluindo todos os estímulos ao redor;

5 – atenção difusa: caracteriza-se pela capacidade de focalizar, de uma só vez, diversos estímulos que estão dispersos espacialmente, realizando uma captação rápida de informações e fornecendo conhecimento instantâneo sobre a cena;

6 – controle emocional: habilidade do candidato para reconhecer as próprias emoções, diante de um estímulo qualquer, antes que as mesmas interfiram em seu comportamento, controlando as, a fim de que sejam manifestadas de maneira assertivas no meio em que estiver inserido;

7 – memória auditiva e visual: capacidade para memorizar sons e imagens, tornando-os disponíveis à consciência, para lembrança imediata, a partir de um estímulo atual;

8 – autoconfiança: atitude de autodomínio, presença de espírito e confiança nos próprios recursos, estabelecendo contatos de forma resoluta e decidida, com capacidade de reconhecer suas características pessoais dominantes e acreditar em si mesmo;

9 – potencial de desenvolvimento cognitivo: grau de inteligência geral dentro de faixa mediana padronizada para a análise, aliado à receptividade para incorporar novos conhecimentos e reestruturar conceitos já estabelecidos, a fim de dirigir adequadamente seu comportamento;

10 – iniciativa: disposição para agir ou empreender uma ação, tomando a frente em uma determinada situação e capacidade de influenciar o curso dos acontecimentos, colocando-se de forma atuante, ativa, diante das necessidades de tarefas ou situações;

11 – capacidade de cooperar e trabalhar em grupo: disposição para ceder às exigências do grupo, ao mesmo tempo em que se propõe a atender às solicitações de apoio, emprestando suas habilidades em prol da realização de ações para a conclusão das tarefas, visando atingir os objetivos definidos pelos seus componentes;

12 – criatividade: habilidade para tirar conclusões e revitalizar soluções antigas a que chegou pela própria experiência anterior e vivência interna, apresentando novas soluções para os problemas existentes, procurando assim buscar formas cada vez mais eficazes de realizar ações e atingir objetivos, valendo-se dos meios disponíveis no momento;

13 – potencial de liderança: habilidade para agregar forças latentes existentes em um grupo, canalizando-as no sentido de trabalharem de modo harmônico e coeso na solução de problemas comuns, visando atingir objetivos pré-definidos, facilidade para conduzir, coordenar e dirigir as ações das pessoas, para que atuem com excelência e motivação, estando o futuro líder disponível para ser treinado em sua potencialidade;

14 – relacionamento interpessoal: capacidade de perceber e reagir adequadamente às necessidades, sentimentos e comportamentos dos outros;

15 – fluência verbal: facilidade para utilizar as construções linguísticas na expressão do pensamento, por meio de verbalização clara e eficiente, manifestando-se com desembaraço, com eficácia na comunicação;

16 – controle e canalização produtiva da agressividade: capacidade do candidato de controlar a manifestação da energia agressiva a fim de que a mesma não surja de forma inadequada em seu comportamento, e para que, ao mesmo tempo, possa direcioná-la à realização de atividades que sejam benéficas para si e para a sociedade, mostrando-se uma pessoa combativa;

17 – flexibilidade de conduta: capacidade de diversificar seu comportamento, de modo adaptativo, atuando adequadamente, de acordo com as exigências de cada situação que esteja inserido; devendo adaptar-se às exigências ambientais, mantendo intacta a capacidade de raciocínio;

18 – resistência à frustração: habilidade do candidato em manter suas atividades em bom nível qualitativo e quantitativo, quando privado da satisfação de uma necessidade pessoal, em situação profissional ou pessoal;

19 – ansiedade: aceleração das funções orgânicas, causando agitação emocional que pode afetar a capacidade cognitiva do candidato, devido à antecipação de consequências futuras; preocupação antecipada que leva a um estado de preparação física e psicológica para defender a incolumidade pessoal contra uma possível adversidade, o que deixa o indivíduo em constantes estado de alerta;

20 – impulsividade: falta de capacidade para governar as próprias emoções, caracterizando-se pela surpresa nas reações e pela tendência em reagir de forma involuntária, inesperada, intensa e brusca diante de um estímulo interno ou externo sem a possibilidade de haver prévio raciocínio sobre o fator motivante do ato impulsionado;

21 – sinais fóbicos: diz respeito à presença de sinais de medo irracional, intenso e persistente de uma situação, objeto ou atividade específica podendo ser(acrescentar) patológico;

22 – sinais disrítmicos: diz respeito à presença de características associadas a transtornos no sistema nervoso central podendo indicar doenças ou lesões neurológicas que podem interferir na função cognitiva, comportamental e até mesmo na consciência do indivíduo.

23 – Inteligência Geral: grau de inteligência geral elevado, ou seja, receptividade para incorporar novos conhecimentos, reestruturar conceitos já estabelecidos e associados aos mesmos, a fim de conduzir adequadamente seu comportamento.

Observação: a avaliação psicológica será de caráter eliminatório, resultando nos conceitos para os candidatos de “Apto” ou “Inapto”, cujo significado de cada conceito é:

APTO: significa que o candidato apresentou, na época da aplicação dos instrumentos e técnicas da avaliação psicológica, o perfil psicológico compatível com a descrição das atribuições do cargo, incluindo aptidão para o porte de arma de fogo.

INAPTO: significa que o candidato não apresentou, na época da aplicação dos instrumentos e técnicas da avaliação psicológica, o perfil psicológico compatível com a descrição das atribuições do cargo, incluindo inaptidão para o porte de arma de fogo.

 

CURSO DE FORMAÇÃO

O curso de formação será de responsabilidade do Município de São Bernardo do Campo.

O Curso de Formação para admissão no quadro de pessoal da Guarda Civil Municipal – 3ª Classe será de caráter classificatório e eliminatório e será realizado em local a ser designado pelo Município de São Bernardo do Campo.

Serão convocados para o Curso de Formação, os candidatos mais bem classificados, de acordo com as necessidades do Município de São Bernardo do Campo, oportunidade na qual serão submetidos aos exames admissionais e exames toxicológicos (teste antidroga), ambos de caráter eliminatório, sendo que um novo exame toxicológico poderá ser realizado durante o curso de formação, se assim for necessário.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

– CONHECIMENTOS GERAIS:

  • Língua Portuguesa
  • Matemática

– CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

  1. Constituição Federal: artigos 5º, 6º e 144.
  2. Código Penal (artigos 1º a 6º; 13 a 19; 23 a 25; 121 a 129; 146 a 150; 155 a 159; 213-A a 218-C; 312 a 327).
  1. Código De Processo Penal: Capítulo sobre Prisão em Flagrante (artigos 301 a 310).
  2. Lei nº 8.069/1990 (Estatuto Da Criança E Do Adolescente): Disposições Preliminares (artigos 1º ao 6º); Da Prática de Ato Infracional (artigos 103 ao 109); Do Conselho Tutelar (artigos 131 ao 137) e Dos Crimes (artigos 225 ao 244B).
  1. Lei nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso): Disposições preliminares (artigos 1º ao 7º) e Dos Crimes em Espécie (artigos 95 a 108).
  2. Lei nº 10.826/2003 (Estatuto Do Desarmamento): Do Porte (artigos 6º ao 11ª); Dos Crimes e das Penas (artigos 12 ao 21).
  1. Lei nº 11.340/2006 (Lei “Maria da Penha”): artigos 1º ao 8º.
  2. Lei nº 13.869/2019 (Lei de Abuso de Autoridade).
  3. Lei nº 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais).
  4. Lei nº 9.503/1997 – Institui o Código de Trânsito Brasileiro: artigos 80 a 88; 161 a 255.

 

Último Concurso

EDITAL: 04/2018

VAGAS TOTAL: 100

ORGANIZADORA: VUNESP

IDADE: 18 a 40 anos

GRAU DE ESCOLARIDADE: Ensino Médio

DATA DA PROVA: 23/09/2018

REMUNERAÇÃO:  R$ 1.722,95 + 30% de gratificação por risco de vida

INSCRITOS: 5.763

 

Palavras-chave: COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA GCM DE SÃO BERNARDO DO CAMPO SP, concurso guarda municipal são bernardo do campo, concurso gcm são bernardo do campo, concursos gcm sp, concurso guarda municipal sp,

Categorias