COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA GCM DE MOGI DAS CRUZES SP

Sexta, 3 de novembro de 2023

Os interessados em ingressar na GCM de Mogi das Cruzes SP poderão concorrer ao quadro de cadastro reserva.  A remuneração do cargo é de R$ 2.983,39.

Os interessados poderão se inscrever de 13 de Novembro até 13 de Dezembro de 2023 no site da organizadora VUNESP . A data da prova será publicada oportunamente na imprensa oficial e divulgada, como subsídio, no site da organizadora. A taxa de inscrição é de  R$ 67,90.

Os candidatos precisam ter de 21 a 30 anos, Ensino Médio completo, altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,68m para homens.

Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para GCM de Mogi das Cruzes SP confira edital no link: gcm mogi das cruzes sp

DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:

  • ser brasileiro, nato ou naturalizado,
  • estar em dia com as obrigações militares, quando do sexo masculino;
  • ser eleitor e estar quite com a Justiça Eleitoral;
  • não ter sido excluído ou exonerado disciplinarmente de qualquer órgão público;
  • não possuir antecedentes criminais;
  • ter conduta ilibada e idoneidade moral;
  • não estar aposentado pelo serviço público de qualquer dos entes federativos ou ser detentor do emprego público ou cargo público;
  • não ter sido dispensado por justa causa, ou demitido a bem do serviço público de quaisquer entes federativos nos últimos 5 anos a contar da data prevista para o início das atividades, e;
  • CNH categorias ”A” e “B”

DO PROCESSO SELETIVO

O Concurso Público constará das seguintes provas:

  1. Prova objetiva,  eliminatória e classificatória,
  2. Exame antropométrico (aferição de altura), eliminatório,
  3. Prova de aptidão física, eliminatória e classificatória,
  4. Prova de aptidão psicológica, eliminatória

DA PROVA OBJETIVA

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar o grau de conhecimento teórico do candidato necessário ao desempenho do cargo.

A prova objetiva será composta de questões de múltipla escolha, sendo apenas uma alternativa correta, de acordo com o conteúdo programático abaixo:

  • CONHECIMENTOS GERAIS:
  1. Língua Portuguesa – 15 questões
  2. Matemática – 05 questões
  3. Atualidades e Primeiros Socorros – 05 questões
  • CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
  1. Legislação – 25 questões

DO TESTE ANTROPOMÉTRICO E TESTE DE APTIDÃO FÍSICA – TAF

A convocação para o exame antropométrico e para a prova de aptidão física será realizada, para os(as) candidatos(as) mais bem habilitados(as) na prova objetiva, nas seguintes proporções:

  • para o cargo de Guarda Municipal Feminino, as 150 primeiras candidatas melhor habilitadas na prova objetiva;
  • para o cargo de Guarda Municipal Masculino, os 360 primeiros candidatos melhor habilitados na prova objetiva;

Os testes a serem aplicados na prova de aptidão física são os seguintes:

  • Para as candidatas ao cargo de Guarda Municipal feminino:
  1. Apoio de frente sobre o solo, apoiando os joelhos sobre o banco
  2. Resistência Abdominal
  3. Corrida de 50 metros
  4. Corrida de 12 minutos
  • Para os candidatos ao cargo de Guarda Municipal masculino:
  1. Flexo-extensão de cotovelos em apoio de frente sobre o solo
  2. Resistência Abdominal
  3. Corrida de 50 metros
  4. Corrida de 12 minutos

DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Serão convocados para a avaliação psicológica todos os candidatos considerados APTOS no exame antropométrico e na prova de avaliação física.

Os candidatos com deficiência a serem avaliados psicologicamente, serão submetidos, quando necessário, a instrumentos psicológicos equivalentes/similares aos aplicados para os demais candidatos, com intuito de favorecer o processo de inclusão do candidato.

O resultado da avaliação psicológica será obtido por meio da análise de todos os instrumentos psicológicos utilizados, considerando os critérios estabelecidos, relacionados aos requisitos psicológicos ideais para o desempenho das atribuições inerentes ao cargo.

CARACTERÍSTICAS/DIMENSÕES/DEFINIÇÕES CARACTERÍSTICAS/DIMENSÕES:

1) ADAPTAÇÃO – ADEQUADA

2) AGRESSIVIDADE – ADEQUADA

3) ATENÇÃO – BOA

4) AUTOCRÍTICA – ADEQUADA

5) CAPACIDADE DE MEDIAR CONFLITOS – BOA

6) CAPACIDADE DE MEMÓRIA – BOA

7) CAPACIDADE DE PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO – ADEQUADO

8) COMUNICAÇÃO – ADEQUADA

9) CONTROLE EMOCIONAL – BOM

10) DISPOSIÇÃO PARA O TRABALHO – ADEQUADA

11) INICIATIVA – ADEQUADA

12) IMPULSIVIDADE – DIMINUIDA

13) INTELIGÊNCIA GERAL – ADEQUADA

14) RELACIONAMENTO INTERPESSOAL – BOM

15) TOMADA DE DECISÃO – ADEQUADA

 

DEFINIÇÕES:

1) ADAPTAÇÃO – ADEQUADA

Capacidade de adaptar-se às novas situações, buscando novos conhecimentos de maneira contínua para interagir de forma adequada às diferentes exigências das mudanças em curso, que possam trazer soluções e inovações para o ambiente de trabalho.

2) AGRESSIVIDADE – ADEQUADA

Deve predominar o controle adequado dos impulsos agressivos, assim como das emoções, reagindo aos estímulos de forma equilibrada e utilizando de seu potencial intelectual para adaptar-se rapidamente às situações inesperadas.

3) ATENÇÃO – ADEQUADA

Trata da capacidade e do esforço realizado para focalizar, selecionar, dividir e alternar, processando estímulos específicos do meio ambiente em detrimento de outros. Desta forma, o indivíduo torna se capaz de utilizar seus recursos cognitivos para emitir respostas rápidas e adequadas diante de estímulos que julgue importantes.

4) AUTOCRÍTICA – ADEQUADA

Capacidade interna do indivíduo de realizar uma crítica de si mesmo. Implica na análise de seus atos, da sua maneira de agir, dos erros cometidos e das possibilidades de realizar uma autocorreção. O autoconhecimento é fundamental, pois implica ter ciência de seus aspectos positivos e negativos, valorizar as suas potencialidades e a partir daí corrigir os rumos de sua jornada existencial.

5) CAPACIDADE DE MEDIAR CONFLITOS – BOA

Apresentar boas condições para mediar eventuais conflitos no desenvolvimento das atividades prestadas, agir de forma justa e ponderada, respeitando os sentimentos e a vida do próximo, bem como a comunidade envolvida e a hierarquia, demonstrando eficiência e eficácia em sua atuação.

6) CAPACIDADE DE MEMÓRIA – ADEQUADA

A memória é a forma como o cérebro adquire, armazena e evoca informação de fatos e de dados levados ao nosso conhecimento através dos sentidos e de processos internos, como associação de dados, dedução e criação de ideias.

Portanto, a memória forma a base de nosso sentimento de identidade, orienta nossos pensamentos e nossas decisões, influencia nossas reações emocionais e nos permite aprender.

7) CAPACIDADE DE PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO – ADEQUADO

Adotar atitudes que demonstram planejamento e organização e define prioridades, sendo capaz de inovar e concretizar de acordo com a sua importância no enquadramento profissional, considerando a visão sistêmica, ou seja, de maneira fragmentada e global.

8) COMUNICAÇÃO – ADEQUADA

Facilidade para manipular os termos linguísticos na expressão do pensamento, por meio de verbalização clara, demonstrando habilidade de expressar ideias com lógica e objetividade, sendo eficiente e eficaz.

9) CONTROLE EMOCIONAL – BOM

Capacidade de discriminar estados internos e de administrar a influência que estes têm sobre o pensamento, comportamento e atitudes, possibilitando uma resposta assertiva em relação às exigências do ambiente.

10) DISPOSIÇÃO PARA O TRABALHO – ADEQUADA

Capacidade de lidar de maneira produtiva, com tarefas sob sua responsabilidade, participando de maneira construtiva e suportando uma longa exposição a agentes estressores, sem permitir que causem danos importantes ao organismo, mantendo um bom nível de energia interna durante toda a jornada de trabalho e, ainda, a interação com o meio de maneira adequada, independente dos danos causados devido às situações conflitantes e estressantes do trabalho. Energia, resistência e adoção de mecanismos de otimização do trabalho, buscando excelência nas tarefas que realiza.

11) INICIATIVA – ADEQUADA

Disposição para agir ou empreender uma ação, tomando a frente em uma determinada situação e capacidade de influenciar o curso dos acontecimentos, colocando-se de forma atuante, ativa, diante das necessidades de tarefas ou situações.

12) IMPULSIVIDADE – DIMINUIDA

Deve predominar o controle das emoções, reagindo aos estímulos de forma equilibrada e utilizando de seu potencial intelectual para responder de maneira assertiva às situações inesperadas.

13) INTELIGÊNCIA GERAL – ADEQUADA

Grau de inteligência geral adequado, ou seja, receptividade para incorporar novos conhecimentos, reestruturar conceitos já estabelecidos e associados aos mesmos, a fim de conduzir adequadamente seu comportamento.

14) RELACIONAMENTO INTERPESSOAL – BOM

Estabelecer um bom nível de relacionamento interpessoal de forma a manter-se acessível ao diálogo para análise das situações, demonstrando segurança e confiança no atendimento das necessidades do ambiente profissional.

Faz-se necessário, ainda, manter um relacionamento respeitoso, observando as formalidades e firmeza. Assim, espera-se que o candidato apresente um relacionamento interpessoal com a empatia necessária frente às diferentes situações.

15) TOMADA DE DECISÃO – ADEQUADA

Processo de escolha de uma opção dentre várias outras. Refere-se a um processo cognitivo de escolha que envolve análises emocionais e racionais de nossas experiências, considerando riscos e suas implicações. Nesse sentido, espera-se que o candidato ao tomar uma decisão, análise distintos aspectos de cada escolha em relação aos possíveis resultados.

 

Dimensões:

BOM/BOA – Acima dos níveis medianos.

ADEQUADO – Dentro dos níveis medianos.

DIMINUIDO – Abaixo dos níveis medianos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Língua Portuguesa
  2. Matemática
  3. Atualidades e Primeiros Socorros
  4. Legislação Geral
  5. Legislação Municipal

 

 

 

Palavras-chave: COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA GCM DE MOGI DAS CRUZES SP, concursos gcm sp, concurso guarda municipal mogi das cruzes sp, concursos mogi das cruzes concursos em sp

Categorias