COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA GCM DE CRISTALINA GO

Quinta, 1 de fevereiro de 2024

Mais um concurso para GCM foi lançado, dessa vez no estado de Goiás. O município de Cristalina lançou edital para 75 vagas , com 25 imediatas e 50 cadastro reserva.

As inscrições acontecem do dia 1 de Março até 7 de Abril no site  do Instituto Brasileiro de Educação, Seleção e Tecnologia (Ibest)com taxa de R$ 110. Os candidatos devem ter no mínimo 18 anos e Ensino Médio completo.

A remuneração do cargo é de R$ 2.731,28. A prova será dia 19 de Maio de 2024. Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para GCM de Cristalina GO confira o edital no link: Edital-GCM-Cristalina-GO-2024

DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:

  • Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses,
  • Estar em gozo dos direitos políticos.
  • Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino.
  • Estar quite com as obrigações eleitorais.
  • Possuir idoneidade moral comprovada por investigação social e certidões expedidas perante o Poder Judiciário estadual, federal e distrital.

DO PROCESSO SELETIVO

A seleção para o cargo de que trata este edital compreenderá as seguintes etapas.

A primeira etapa compreende as seguintes fases:

  1. Provas objetivas e prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Instituto Ibest;
  2. Teste de aptidão física, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Instituto Ibest;
  3. Avaliação psicológica, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Instituto Ibest; e
  4. Avaliação médica, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Instituto Ibest.

A segunda etapa compreende a sindicância de vida pregressa e investigação social, de caráter eliminatório, de responsabilidade da Guarda Civil Municipal de Cristalina/GO e o curso de formação profissional, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade da Guarda Civil Municipal de Cristalina/GO, com apoio do Instituto Ibest.

DA PROVA OBJETIVA

As provas objetivas de todos os candidatos serão corrigidas por meio de processamento eletrônico das folhas de respostas.

A nota em cada questão das provas objetivas, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo da prova de conhecimentos gerais (P1); 2,00

pontos, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo da prova de conhecimentos específicos (P2); e 0,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas, caso não haja marcação ou haja mais de uma marcação.

O cálculo da nota em cada prova objetiva, comum às provas de todos os candidatos, será igual à soma das notas obtidas em todas as questões que a compõem.

Será considerado reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que obtiver nota inferior a 50,00 pontos nas provas objetivas.

A prova terá as seguintes disciplinas:

  • Conhecimentos Gerais: Língua Portuguesa e Noções de Informática
  • Conhecimentos Específicos: Noções de Direito Constitucional; Noções de Direito Administrativo; Noções de Direito Penal; Noções de Direito Processual Penal e Legislação Extravagante.

DA PROVA DISCURSIVA

A prova discursiva valerá 10,00 pontos e consistirá de redação de texto dissertativo de, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 30 linhas, a respeito de temas relacionados a Atualidades.

A prova discursiva será corrigida conforme os critérios a seguir:

a) a apresentação e a estrutura textuais e o desenvolvimento do tema totalizarão a nota relativa ao domínio do conteúdo (NC), cuja pontuação máxima será limitada ao valor de 9,00 pontos;

b) a avaliação dos aspectos de natureza linguística, tais como grafia, morfossintaxe, pontuação e propriedade vocabular, totalizará a nota relativa à avaliação do domínio da modalidade escrita (NDE), cuja pontuação máxima será limitada ao valor de 1,00 ponto;

c) será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou ultrapassar o número máximo de linhas estabelecido;

d) será calculada, então, a nota na prova discursiva (NPD) pela fórmula: NPD = NC + NDE;

e) nos casos de fuga ao tema, de marca identificadora do candidato, de texto com menos de 20 linhas ou de não haver texto, o candidato receberá nota igual a zero;

f) será eliminado o candidato que obtiver NPD < 6,00 pontos.

TESTE DE APTIDÃO FÍSICA

O teste de aptidão física consistirá em submeter o candidato a quatro testes, a serem realizados em um único dia, na seguinte sequência:

  1. Teste dinâmico em barra fixa;
  2. Teste de flexão abdominal;
  3. Flexão de braço; e
  4. Corrida de 12 minutos.

DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Serão convocados para a avaliação psicológica todos os candidatos considerados aptos no Teste de Aptidão Física.

A avaliação psicológica, de caráter eliminatório, se dará mediante o emprego de procedimentos objetivos e científicos, com aplicação de testes psicológicos devidamente reconhecidos pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Considerando que o exercício da profissão de Guarda Civil Municipal é permeado de situações de forte pressão externa e emocional, porte e uso de arma de fogo, risco de morte, de invalidez e de lesão corporal, de contágio por doenças, de degeneração do estado de saúde mental, de responsabilidade civil, penal e Administrativa, são consideradas as características e os parâmetros abaixo:

DA AVALIAÇÃO MÉDICA

Serão convocados para a avaliação médica todos os candidatos considerados indicados na avaliação psicológica.

A avaliação médica terá caráter eliminatório, e o candidato será considerado apto ou inapto.

Deverão ser enviados pelos candidatos os seguintes exames médicos (todos com laudos conclusivos) e avaliações médicas especializadas:

1 – sangue: hemograma completo (com contagem de plaquetas), glicemia de jejum, ureia, creatinina, ácido úrico, colesterol (total e suas frações – LDL, HDL e VLDL), triglicerídeos, gama glutaril transferase (gama-GT), fosfatase alcalina, transaminases (TGO e TGP), bilirrubinas (total e suas frações – direta e indireta), sorologia para doença de Chagas IgM e IgG, VDRL (ou sorologia para sífilis), perfil sorológico para hepatite B (incluindo obrigatoriamente: HBsAg, HBeAg, Anti HBc [frações IgM e IgG], Anti HBe, Anti HBs), sorologia para Hepatite C (Anti HCV) e tipagem sanguínea (grupo ABO e fator Rh);

2 – urina: Elementos Anormais e Sedimento (EAS);

3 – fezes: Exame Parasitológico de Fezes (EPF);

4 – Antidrogas com coleta assistida por equipe multiprofissional de responsabilidade da Guarda Civil Municipal de Cristalina/GO: exame com 90 dias anteriores à data de coleta, e dentro do prazo de validade de 90 dias após a coleta, realizado por meio de amostra de queratina;

5 – neurológico;

6 – cardiológicos;

7 – pulmonar;

8 – oftalmológicos;

9 – otorrinolaringológicos;

10 – radiografias da coluna vertebral;

11 – ecografia de abdome total, com imagens em alta resolução, e com laudo (descritivo e conclusivo);

12 – psiquiátrico;

13 – exame odontológico.

DA INVESTIGAÇÃO SOCIAL

Esta fase terá início logo após a divulgação do resultado definitivo da prova discursiva, contudo, o período para a entrega da documentação necessária para esta fase será divulgado em data oportuna. Serão convocados para a investigação social, de caráter eliminatório, todos os candidatos considerados aptos na avaliação médica.

O candidato não convocado para a investigação social, na forma do subitem 26.1 deste edital, estará eliminado no concurso.

Para esta fase, os candidatos deverão enviar, via upload, os seus documentos e certidões em período a ser informado na ocasião da divulgação do edital de convocação para a investigação social.

DO CURSO DE FORMAÇÃO

O curso de formação profissional, de caráter eliminatório e classificatório, será regido pelas normas inerentes à categoria funcional (observada a Matriz Curricular Nacional para Guardas Municipais para Formação em Segurança Pública), por este edital e pelo edital de convocação para a matrícula.

O curso terá carga horária de, aproximadamente, 800 horas, incluindo o estágio operacional, em regime de dedicação exclusiva, tendo, inclusive, atividades noturnas, em finais de semana e feriados, atendendo ao princípio da necessidade e do interesse público.

No caso de não aproveitamento, intelectual e(ou) disciplinar, e(ou) pela falta de frequência no curso de formação profissional de Guarda, exigidos em norma específica, o aluno será eliminado do certame.

O curso de formação profissional será realizado na cidade de Cristalina/GO, em período e local a serem divulgados no edital de convocação para essa etapa.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • LÍNGUA PORTUGUESA
  • NOÇÕES DE INFORMÁTICA
  • REALIDADE ÉTNICA, SOCIAL, HISTÓRICA, GEOGRÁFICA, CULTURAL, POLÍTICA E ECONÔMICA DO ESTADO DE GOIÁS E DE CRISTALINA:
  • ATUALIDADES (SOMENTE DISCURSIVA)
  • NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL
  • NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO
  • NOÇÕES DE DIREITO PENAL
  • NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL
  • LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE
Palavras-chave: COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA GCM DE CRISTALINA GO, concurso guarda municipal cristalina go, concursos gcm goiás, concursos em goiás,

Categorias