COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA GCM DE CAMETÁ PA

Quarta, 20 de dezembro de 2023

Município de Cametá PA faz concurso para GCM. São 35 vagas com remuneração de (um) salário mínimo vigente, acrescido de outras vantagens legais.

Para se inscrever basta entrar no site da organizadora, a Fundação CETAPe fazer sua inscrição mediante taxa de R$ 80,00. Os interessados devem ter no mínimo 18 anos, Ensino Médio completo e altura mínima de 1,60m Homens – 1,55m Mulheres. As inscrições vão até dia 8 de Janeiro de 2024. A prova será dia 18 de Fevereiro.

DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:

  •  nacionalidade brasileira;
  • quitação com as obrigações militares e eleitorais;
  • gozo dos direitos políticos;
  • exame de saúde;
  • apresentação das seguintes Certidões, especificamente:
  1. a) Certidão Negativa Polícia Civil do Pará;
  2. b) Certidão Judicial Negativa expedida pelo Tribunal de Justiça do Estado Pará;
  3. c) Certidões Judiciais Negativas expedidas pela Justiça Militar do Estado do Pará e da União;
  4. d) Certidões Negativas expedidas pela Polícia Federal e pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
  • não haver sido condenado criminalmente por sentença judicial transitada em julgado, ou sofrido sançãoadministrativa impeditiva do exercício de cargo ou emprego público;
  • ter sido licenciado da organização militar a que serviu, no mínimo, no comportamento bom, se for o caso;
  • CNH categoria “AB”.

DO PROCESSO SELETIVO

O Concurso Público de que trata este edital será composto de 02 Fases, sendo elas:

 1a FASE (dividida em 05 Fases):
  1. 1ª Etapa: Avaliação de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade da Fundação CETAP;
  2. 2ª Etapa: Avaliação Física, de caráter eliminatório, de responsabilidade da Fundação CETAP;
  3. 3ª Etapa: Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, de responsabilidade da Fundação CETAP;
  4. 4ª Etapa: Avaliação Médica, de caráter eliminatório, de responsabilidade da Fundação CETAP;
  5. 5ª Etapa: Avaliação de Investigação de Antecedentes Pessoais, de caráter eliminatório, de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Cametá.
2a FASE:
  1. Curso de Formação, Treinamento e Capacitação Física da Guarda Municipal de Cametá/PA, de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Cametá/PA

DA PROVA OBJETIVA

A 1ª Etapa – Avaliação de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório, será composta por Prova Objetiva.

A Prova Objetiva será realizada em local e horário a serem estabelecidos pelo Edital de Homologação e de Divulgação dos Locais e Horários da Avaliação de Conhecimentos.

A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada a todos os candidatos inscritos. À Prova Objetiva, será atribuída nota de 0 (zero) a 10 (dez) pontos. A Prova Objetiva será composta de 50 (cinquenta) questões conforme a tabela seguinte:

AVALIAÇÃO FÍSICA

A Avaliação Física terá caráter eliminatório e será considerado APTO o candidato que conseguir atingir o índice mínimo desejável dentro do tempo máximo e do número de tentativas permitidos.

Os testes serão:

  1. Flexão na Barra (sexo masculino)Teste Estático de Barra (sexo feminino)
  1. Abdominal
  2. Flexão de Braço
  3. Corrida de meio fundo

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

A 3ª Fase denominada de Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, será aplicada somente aos candidatos APTOS na 2ª Fase – Avaliação Física.

A Avaliação Psicológica será realizada em duas etapas, sendo elas: I Etapa – Testagem Coletiva, com a aplicação globalizada de bateria de testes psicológicos; II Etapa – Entrevista Individual, realizada individualmente com entrevista estruturada por psicólogo registrado no Conselho Regional de Psicologia, tudo em consonância com a legislação geral e especifica em vigor, conforme os parâmetros estabelecidos no Decreto n.º 332, de 08 de novembro de 2023.

Os instrumentos de Avaliação Psicológica serão aplicados de acordo com as normas técnicas previstas nos respectivos manuais de testes psicológicos.

Os critérios eliminatórios constam no Decreto n.º 332, de 08 de novembro de 2023, e ainda serão divulgados oportunamente por meio do Edital específico de Convocação para a Avaliação Psicológica.

Será considerado APTO o candidato que apresentar, na Avaliação Psicológica, perfil psicológico compatível com o perfil profissional exigido nos termos do Decreto n.º 332, de 08 de novembro de 2023.

Será considerado INAPTO o candidato que não apresentar, na Avaliação Psicológica, perfil psicológico compatível com o perfil profissional exigido nos termos do Decreto n.º 332, de 08 de novembro de 2023.

O perfil profissional compatível com o perfil profissional exigido será divulgado no Edital de Convocação para a Avaliação Psicológica, nos termos do Decreto n.º 332, de 08 de novembro de 2023.

Será considerado AUSENTE o candidato que não for avaliado em razão do não comparecimento a uma das Etapas da Avaliação Psicológica.

AVALIAÇÃO MÉDICA

A 4ª Fase, denominada de Avaliação Médica, de caráter eliminatório, será aplicada somente aos candidatos APTOS na 3ª Fase – Avaliação Psicológica nos termos do item 20 do presente Edital.

No momento da Avaliação Médica, o candidato deverá apresentar à Junta Médica o resultado recente dos seguintes exames complementares obrigatoriamente acompanhados dos respectivos laudos, realizados nos últimos 180 (cento e oitenta) dias contados a partir da data da sua emissão, conforme relacionado a seguir, todos realizados sobre sua responsabilidade, sendo que a falta de qualquer um deles ensejará a sua eliminação do concurso:

  • Sangue: hemograma completo, glicemia de jejum, ureia, creatinina, colesterol total, triglicerídeos, transaminases (TGO/TGP), bilirrubinas (total e frações), sorologia para doença de Chagas,VDRL, HbsAg, anti HVC e tipagem sanguínea (grupo ABO e fator RH);
  •  Urina: elementos anormais e sedimentos (EAS);
  •  Fezes: Exame Parasitológico de Fezes (EPF);
  •  Exame radiográfico (RX), com o respectivo laudo para tórax PA e perfil;
  • Cardiológicos, todos com laudo, emitidos e assinados por Médico Cardiologista:
  1. Avaliação clínica cardiológica;
  2. Eletrocardiograma;
  3. Ecocardiograma bidimensional com Doppler;
  4. Ergométrico.
  • Avaliação Psiquiátrica: realizada por Médico Psiquiatra, que deverá emitir o laudo sobre comportamento, humor, coerência e relevância do pensamento, conteúdo ideativo, percepções, hiperatividade, encadeamento de idéias, orientação, memória recente, memória remota, tirocínio, uso ou não de medicamentos psicotrópicos (psicofármacos), e ainda, qualquer antecedente de doença psiquiátrica.
  • Exames antidrogas: será realizado exame com janela de detecção mínima de 60 dias anteriores à data da coleta, cujo período desta será estabelecido no Edital de Convocação, e ser entregue no dia do Exame Médico em envelope devidamente lacrado pelo laboratório, realizado por meio de amostra de queratina, para detecção de:
  1. maconha;
  2. metabólicos do delta-9 THC;
  3.  cocaína;
  4. anfetaminas (inclusive metabólicos e seus derivados); e,
  5.  opiáceos.

Em caso de resultado positivo para uma ou mais substâncias entorpecentes ilícitas, o candidato será considerado INAPTO. O resultado do exame para detecção do uso de drogas ilícitas ficará restrito à Banca Examinadora do Concursos Públicos, que obedecerá ao que prescreve a norma referente à salvaguarda de documentos classificados, sob pena de responsabilidades, conforme legislação vigente.

Os resultados dos exames e laudos exigidos, deverão conter o nome completo do candidato e número do seu documento de identidade, impresso ou escrito, e ter prazo de validade não superior a 180 (cento e oitenta) dias contados a partir da data de sua emissão.

A Junta Médica, após análise da avaliação e dos exames laboratoriais e médicos do candidato, emitirá apenas parecer conclusivo de APTIDÃO ou INAPTIDÃO do mesmo.

INVESTIGAÇÃO SOCIAL

A 5ª Fase denominada de Investigação de Antecedentes Pessoais, de caráter eliminatório, visa apurar se o candidato ao cargo apresenta procedimento social e tem idoneidade moral compatíveis com a dignidade do cargo pretendido, conforme as informações coletadas e processadas pelos órgãos competentes, verificando se os padrões ético-morais são consentâneos com a realização das funções inerentes ao cargo pretendido.

Os candidatos APROVADOS na 1ª Fase – Avaliação de Conhecimentos serão convocados para a 5ª Fase – Investigação de Antecedentes Pessoais por meio da divulgação de Edital Específico de Convocação para a Investigação de Antecedentes Pessoais que irá dispor de regras complementares ao Edital, podendo integrar e regulamentar os termos já dispostos nesse Edital.

A Entrega dos documentos e certidões referentes à Investigação de Antecedentes Pessoais será realizada em data, local e horário a ser previamente divulgados em Edital Específico de Convocação para a Entrega de Documentos referentes à Investigação de Antecedentes Pessoais.

CURSO DE FORMAÇÃO

Os candidatos APROVADOS na 1ª ETAPA serão convocados para a 2ª ETAPA – Curso de Formação, Treinamento e Capacitação Física da Guarda Municipal de Cametá/PA por meio da divulgação de Edital Específico de Convocação para o Curso que irá dispor de regras complementares ao Edital, podendo integrar e regulamentar os termos já dispostos no Edital.

A convocação para a 2ª ETAPA será feita através de Edital Específico de Convocação para Matrícula no Curso de Formação, Treinamento e Capacitação Física da Guarda Municipal de Cametá/PA, não gerando o fato da aprovação o direito de convocação à matrícula, que dependerá da conveniência e oportunidade da Administração Pública.

As orientações pertinentes e específicas quanto à 2ª ETAPA do certame serão divulgadas oportunamente em Edital Específico de Convocação para Matrícula no Curso de Formação, Treinamento e Capacitação Física da Guarda Municipal de Cametá/PA.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Língua Portuguesa
  • Matemática e Raciocínio Lógico
  • Informática
  • Atualidades
  • Legislação
  • Conhecimentos Específicos

 

Palavras-chave: COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA GCM DE CAMETÁ PA, concursos gcm pará , concurso guarda municipal cametá pa, concursos gcm brasil

Categorias