COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA ENGENHEIRO DA MARINHA

Terça, 2 de maio de 2023

Novas oportunidades foram oferecidas pela Marinha do Brasil, com a divulgação de vários editais com diversas vagas para Nível Superior, e entre elas os profissionais da Engenharia terão a chance de ingressar na instituição em 2024.

Foram divulgadas 23 vagas para o cargo de Engenheiro em diversas especialidades, com remuneração de R$ 9.070,60. Os interessados poderão se inscrever no site da Marinha do Brasildo dia 25 de Maio a 11 de Julho. A taxa de inscrição é de R$ 140,00.

A prova está marcada para o dia 30 de Julho e para se candidatar é necessário ter altura de 1,54 a 2m e menos de 35 anos de idade no dia 30 do mês de junho de 2024.

Para saber como funciona o concurso para Engenheiro da Marinha confira o edital completo do certame no link: Edital – CPCEM 2023

 

DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:

• ser brasileiro nato, de ambos os sexos;

• possuir idoneidade moral, a ser apurada por intermédio de averiguação da vida pregressa do candidato,

• estar em dia com as obrigações do Serviço Militar (se do sexo masculino) e da Justiça Eleitoral;

• estar autorizado pela respectiva Força Armada ou Força Auxiliar, em se tratando de militar ou membro da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros Militar em atividade,

• Se militar da Marinha do Brasil (MB), o candidato deverá:

– não estar na condição de réu em ação penal;

– não ter sido, nos últimos 5 anos, na forma da legislação vigente, responsabilizado por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera de governo, em processo disciplinar administrativo do qual não caiba mais recurso,

– não ter sido condenado em processo criminal com sentença transitada em julgado,

• se ex-integrante de qualquer uma das Forças Armadas ou de Força Auxiliar, não ter sido excluído ou licenciado ex officio por ter sido declarado indigno para o Oficialato ou com ele incompatível, salvo em caso de reabilitação;

• não ter sido reprovado ou desligado a bem da disciplina, por insuficiência de nota ou conceito ou por falta disciplinar incompatível com o Oficialato, em Curso de Formação de Oficiais ou Estágio de Aplicação de CP anteriores.

 

DO PROCESSO SELETIVO

O CP é constituído das seguintes etapas:

1) Prova Escrita Objetiva (PO) e Discursiva de Conhecimentos Profissionais (PD);

2) Redação;

3) Tradução de Texto;

4) Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH);

5) Eventos Complementares (EVC) constituídos de:

a) Verificação de Dados Biográficos (VDB);

b) Inspeção de Saúde (IS);

c) Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i);

d) Prova de Títulos (PT);

e) Avaliação Psicológica (AP); e

f) Verificação de Documentos (VD).

6) Resultado Final da Seleção (RF).

PROVAS ESCRITAS OBJETIVA (PO) E DISCURSIVA DE CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS (PD), REDAÇÃO E TRADUÇÃO DE TEXTO (eliminatórias e classificatórias)

As provas serão realizadas em duas fases. Na primeira fase será aplicada uma Prova Escrita Objetiva de Conhecimentos Profissionais e uma Redação, que terão duração total de 4 horas. A prova escrita será constituída de 20 questões.

Na segunda fase será aplicada uma Prova Escrita Discursiva de Conhecimentos Profissionais e uma Tradução de Texto, que terão duração total de 5 horas.

Todos os candidatos inscritos realizarão a prova da primeira fase, entretanto, somente realizarão as provas da segunda fase, os candidatos aprovados com as maiores notas na Prova Objetiva, até o limite do número correspondente a 10 vezes o número de vagas previstas, considerando-se os empates na última posição. No caso da profissão onde houver a previsão de vagas reservadas para candidatos negros, serão chamados os candidatos autodeclarados aprovados com as maiores notas na Prova Objetiva, até o limite do número correspondente a 10 vezes o número de vagas previstas, considerando-se os empates na última posição, excluindo aqueles já selecionados pela ampla concorrência.

A Redação deverá ser dissertativa, com ideias claras, coerentes e objetivas, cujo título versará sobre assunto considerado de importância pela Administração Naval.

Aspectos e pontuações a serem considerados na correção da Redação:

a) Estrutura e conteúdo – até 80 pontos, sendo:

1. Coesão e coerência – até 40 pontos; e

2. Título e tipologia textual – até 40 pontos.

b) Expressão – até 20 pontos.

A Redação deverá ter no mínimo 20 linhas contínuas, considerando o recuo dos parágrafos, e no máximo 30 linhas. Serão descontados 5 pontos por cada linha não preenchida em relação ao número mínimo de linhas ou preenchida em excesso em relação ao máximo de linhas.

As Redações receberão 2 notas, atribuídas por 2 membros da Banca, valendo como nota da prova a média aritmética dessas 2 notas.

A Tradução de Texto consistirá em converter um Texto em Inglês Técnico para a Língua Portuguesa. Aspectos e pontuações a serem considerados na correção da Tradução de Texto:

a) Língua-alvo – de 0 a 100 pontos;

b) Adequação textual e funcional – de 0 a 100 pontos;

c) Conteúdo não especializado – de 0 a 100 pontos; e

d) Conteúdo Especializado – de 0 a 100 pontos.

A pontuação final será a soma da pontuação atribuída a cada um dos componentes dividida por 4, totalizando 100 pontos.

A média aritmética das notas da Redação e da Tradução de Texto comporá a fórmula prevista para a elaboração do Resultado Final da Seleção (RF).

 

VERIFICAÇÃO DE DADOS BIOGRÁFICOS (VDB) (eliminatória)

A VDB terá como propósito verificar se o candidato preenche os requisitos de bons antecedentes de conduta para ingresso na Marinha do Brasil.

Durante todo o processo do Concurso, o candidato poderá ser eliminado se deixar de atender o disposto no edital. No caso da eliminação por ocasião da VDB, o candidato disporá de 3 dias úteis, contados a partir do dia em que será informado por carta registrada com aviso de recebimento (AR), para interpor recurso.

 

INSPEÇÃO DE SAÚDE (IS) (eliminatória)

A Inspeção de Saúde, que terá caráter eliminatório, é a perícia médica da seleção inicial, a qual visa verificar se os candidatos preenchem os critérios e padrões médicos de aptidão para a Carreira Militar na Marinha.

O candidato terá que apresentar no 1º dia agendado para realização da Inspeção de Saúde, obrigatoriamente, os exames médicos complementares listados no edital.

Os candidatos que não comparecerem na data marcada para a Inspeção de Saúde, bem como na divulgação do resultado de suas IS, bem como em qualquer outra fase do processo pericial, serão considerados desistentes e suas IS não serão apreciadas, por falta de comparecimento.

 

TESTE DE APTIDÃO FÍSICA – TAF

O TAF-i, de caráter eliminatório, tem como propósito aferir se a aptidão física do candidato preenche os padrões físicos exigidos para a carreira da Marinha.

O TAF-i, será constituído das seguintes provas:

a) natação; e

b) corrida.

O candidato será submetido às provas do TAF-i em 2 dias não consecutivos

 

PROVA DE TÍTULOS (PT) (classificatória)

A avaliação de títulos será realizada pelas Comissões Examinadoras compostas de Oficiais e/ou Servidores Civis assemelhados indicados e designados pelas Organizações Militares Orientadoras Técnicas (OMOT) de cada profissão.

Por ocasião da entrega dos títulos, o candidato terá que entregar uma cópia do diploma de graduação ou Declaração de Apresentação de Comprovante de Conclusão de Curso, com a finalidade de possibilitar a verificação da correlação entre a graduação e as titulações apresentadas.

 

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

A Avaliação Psicológica tem como propósito avaliar os candidatos mediante o emprego de procedimentos científicos destinados a aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato com a carreira militar.

Todos os testes utilizados na Avaliação Psicológica são aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia. A AP avaliará os seguintes aspectos:

a) Intelectivo – destinado à verificação das aptidões gerais e/ou específicas dos candidatos em relação às exigências da atividade pretendida. Requisitos a serem avaliados: expressão escrita, inteligência, rapidez e atenção concentrada;

b) Personalógico – destinado à verificação das características de personalidade e das características motivacionais do candidato em relação às exigências da atividade pretendida. Requisitos a serem avaliados: liderança, adaptabilidade, controle emocional, capacidade de tomar decisões, disciplina, capacidade de trabalhar em equipe, responsabilidade, motivação, resistência à frustração e capacidade de planejamento;

c) Aspectos considerados impeditivos – presença de indicadores, nos testes e técnicas de avaliação, que representem prejuízos nos requisitos de disciplina, controle emocional e adaptabilidade.

Para a avaliação do aspecto intelectivo, será utilizado um dos seguintes modelos:

a) Somatório de notas padronizadas – expresso pela transformação dos escores obtidos pelos candidatos nos diversos testes em graus comparáveis entre si;

b) Regressão Linear Múltipla (RLM) – expresso pela estimativa do critério de desempenho na atividade, a partir da ponderação dos escores obtidos nos testes; ou

c) Múltiplo Corte – expresso por meio de cortes que são atribuídos aos resultados dos candidatos nos testes, tendo como base o rendimento do candidato nos testes/técnicas e a importância destes para a atividade.

Para a avaliação do aspecto personalógico poderão ser aplicados testes, inventários, entrevistas e/ou outros instrumentos de avaliação.

 

VERIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS (eliminatória)

No período estabelecido no Calendário de Eventos do edital, os candidatos deverão entregar cópia autenticada ou simples dos documentos acompanhados dos originais. As cópias deverão ser entregues encadernadas, com as páginas numeradas e rubricadas pelo candidato, além de uma relação de todos os documentos apresentados, sendo de inteira responsabilidade do candidato a entrega correta. Serão exigidos para verificação os documentos do candidato, Certidões, Atestado de Idoneidade Moral e Bons Antecedentes e Diploma do Curso de Graduação.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• Física

• Matemática

• Engenharia Aeronáutica

• Engenharia Cartográfica

• Engenharia Civil

• Engenharia de Produção

• Engenharia de Sistemas da Computação

• Engenharia de Telecomunicações

• Engenharia Elétrica

• Engenharia Eletrônica

• Engenharia Mecânica

• Engenharia Mecânica de Aeronáutica

• Engenharia Mecatrônica

• Engenharia Nuclear

 

Último Concurso

EDITAL: CP-T/2021

VAGAS TOTAL: 16

IDADE: menos de 36 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2022

GRAU DE ESCOLARIDADE: Ensino Superior

DATA DA PROVA: 26/09/2021

Palavras-chave: COMO FUNCIONA O CONCURSO PARA ENGENHEIRO DA MARINHA, concurso da marinha, concurso engenheiro da marinha, engenheiro da marinha edital

Categorias