Estão abertas as inscrições para o concurso de Sargento da Aeronáutica. São 198 vagas para candidatos de 17 a 25 anos com Ensino Médio completo.
Para se inscrever basta entrar no site do Comando da Aeronáutica e fazer sua inscrição mediante taxa de R$ 95,00. A prova está marcada para o dia 1 de Dezembro de 2024.
Após formação os salários iniciais são de R$ 8.245,00. Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso para Sargento da Aeronáutica confira o edital no link: Edital
DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:
• ser brasileiro (a);
• ser voluntário (a);
• estar ciente de todas as normas e condições estabelecidas nestas IE, para habilitação à futura matrícula no CFS 2/2025;
• se menor de 18 (dezoito) anos de idade, estar autorizado por seu responsável legal para realizar as Provas Escritas e, se convocado para prosseguimento no EA, estar autorizado a participar das fases subsequentes (Inspeção de Saúde (INSPSAU), Exame de Aptidão Psicológica (EAP), Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF), Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC) e matrícula no Curso)
DO PROCESSO SELETIVO
Este Exame de Admissão será constituído das seguintes etapas:
I – Provas Escritas;
II – Inspeção de Saúde;
III – Exame de Aptidão Psicológica;
IV – Teste de Avaliação do Condicionamento Físico;
V – Procedimento de Heteroidentificação Compkementar; e
VI – Validação Documental.
DA PROVA ESCRITA
As Provas Escritas serão compostas das seguintes disciplinas:
I – Língua Portuguesa;
II – Língua Inglesa;
III – Matemática; e
IV – Física
A Média Final do candidato será a média aritmética simples dos graus obtidos nas Provas Escritas, observando-se a fórmula descrita no edital.
Serão considerados candidatos com aproveitamento aqueles que obtiverem Média Final igual ou superior a 5,0000 (cinco), desde que atendam ao critério estabelecido no edital.
INSPEÇÃO DE SAÚDE
A Inspeção de Saúde é uma perícia médica destinada a avaliar as condições psicofísicas do candidato no dia e horário determinados no Calendário de Eventos, por meio de exames clínicos, de imagem e laboratoriais, inclusive toxicológico, definidos em instruções, de modo a comprovar não existir patologias ou características incapacitantes ou restritivas para a carreira, para o Serviço Militar nem para as atividades previstas para o Curso.
DO EXAME DE APTIDÃO PSICOLÓGICA
O EAP avaliará condições comportamentais e de personalidade, por meio de técnicas psicológicas, homologadas e definidas em Instruções do COMAER, de modo a comprovar não existir inaptidão para o Serviço Militar nem para o desempenho das atividades previstas.
Os candidatos serão avaliados nas áreas de personalidade e aptidão, conforme o Padrão Seletivo estabelecido para a função que exercerão. Os requisitos psicológicos considerados imprescindíveis, bem como os considerados restritivos ao adequado desempenho do cargo, foram estabelecidos previamente por meio de estudo científico do cargo, conforme abaixo discriminado:
I – Para candidatos da Opção 1:
a) Personalidade:
1) Características desejáveis: adaptabilidade, disciplina, adequação a normas e padrões, controle emocional, relacionamento interpessoal, cooperação, determinação, dedicação, planejamento, liderança, entre outras; e
2) características restritivas: agressividade inadequada, ansiedade exacerbada, individualismo, aversão ao cumprimento de normas e regras, entre ooutras
b) Aptidão:
1) Serão avaliadas aptidões como: raciocínio abstrato, memória, atenção difusa e atenção concentrada.
II – Para candidatos da Opção 2:
a) Personalidade:
1) Características desejáveis: adaptabilidade, adequação a normas e padrões, cooperação, disciplina, persistência, controle emocional, relacionamento interpessoal, meticulosidade, entre outras;
2) características restritivas: impulsividade, individualismo, autoconfiança inadequada, ansiedade exacerbada, aversão ao cumprimento de normas e regras, entre outras.
b) Aptidão:
1) Serão avaliadas aptidões como: inteligência, atenção difusa, atenção concentrada, raciocínio espacial, entre outras.
DO TESTE DE CONDICIONAMENTO FÍSICO
O TACF avaliará os padrões individuais de resistência e vigor físico, por meio de testes de exercícios físicos, definidos e fixados em Instruções do COMAER de modo a comprovar a capacidade mínima de condicionamento físico para o Serviço Militar e para as atividades previstas no Curso.
Somente realizarão o TACF os candidatos julgados APTOS na INSPSAU.
Os índices mínimos de aprovação são os seguintes:
• Para o Sexo Masculino:
I – Flexão e Extensão dos Membros Superiores (FEMS) com apoio de frente sobre o solo
II – Flexão do Tronco sobre as Coxas (FTSC)
III – Salto horizontal: 1,8 metros; e
IV – Corrida de 12 minutos: 2.250 metros.
• Para o Sexo Feminino:
I – FEMS com apoio de frente sobre o solo
II – FTSC
III – Salto horizontal
IV – Corrida de 12 minutos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Língua Portuguesa
2. Língua Inglesa
3. Matemática
4. Física