A Prefeitura Municipal de Chã Grande, em PE, lança edital para concurso de GCM com 16 vagas sendo 13 para o sexo masculino e 3 feminino.
Os candidatos precisam ter Ensino Médio completo, idade mínima de 18 anos e altura mínima de 1,65cm para homens e 1,55cm para mulheres.
As inscrições acontecem do dia 23 de Setembro até 11 de Novembro no site da organizadora ADM&TEC mediante taxa de R$ 100,00. A remuneração será de R$ 1.500,00. A prova está marcada para o dia 1 de Dezembro de 2024.
DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:
• Ter a nacionalidade Brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre Brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos.
• Estar em gozo dos direitos políticos.
• Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino.
• Estar quite com as obrigações eleitorais.
• CNH categoria A e B
DO PROCESSO SELETIVO
O Concurso Público será compreendido pelas seguintes fases:
1. PROVAS OBJETIVA DE CONHECIMENTOS
PROVAS DISSERTATIVA DE CONHECIMENTOS
2. EXAME MÉDICO
3. TESTE DE APTIDÃO FÍSICA
4. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
5. CURSO DE FORMAÇÃO
DA PROVA OBJETIVA
As Provas Objetivas, todas eliminatórias, serão aplicadas no dia determinado no Cronograma do Concurso Público, em conformidade com os conteúdos programáticos.
As questões, terão valor igual de 2,00 (dois) pontos para cada questão.
A pontuação máxima na Prova Objetiva será de 100 (cem) pontos, sendo cada questão composta por 05 (cinco) alternativas.
As Provas Objetivas para os cargos serão compostas por 50 (cinquenta) questões objetivas com 5 (cinco) alternativas cada, conforme quadro a seguir:
• Conhecimentos Gerais – 20 questões
• Conhecimentos Específicos – 30 questões
DA PROVA DISSERTATIVA
Para o cargo de Guarda Civil Municipal (ambos os sexos), haverá Prova Dissertativa de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório.
A Prova Dissertativa de Conhecimentos será aplicada na mesma data, horário e local das Provas Objetivas de Conhecimentos.
A Prova Dissertativa de Conhecimentos consistirá de:
a) 1 (uma) questão Dissertativa de Conhecimentos do programa de Legislação de Trânsito constante Conteúdo Programático das Provas Objetivas.
Para a questão o candidato deverá redigir no mínimo, 20 (vinte) linhas e, no máximo, 30 (trinta) linhas.
O candidato que não obedecer ao limite mínimo e máximo de linhas, será penalizado em 0,2 (dois décimos) ponto por linha.
O candidato receberá um caderno de Prova Dissertativa de Conhecimentos contendo as 1 (uma) questão, sendo composto por 1 (uma) folha de rascunho e 1 (uma) Folha de Resposta Definitiva da Prova Dissertativa de Conhecimentos, as quais contarão com personalização em local apropriado para remoção pelo ADM&TEC antes da correção das provas.
A Prova Dissertativa de Conhecimentos utilizará critério que impeça a identificação do candidato por parte da Banca Examinadora, garantindo o sigilo do julgamento.
Na avaliação da Prova Dissertativa de Conhecimentos, serão considerados como critérios de correção sobre a prova:
a) o acerto das respostas dadas e o grau de conhecimento do tema – 50% do total da pontuação;
b) a fluência e a coerência do conteúdo apresentado – 30% do total da pontuação;
c) aspectos textuais e linguísticos – 20% do total da pontuação;
Será exigido o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, implementado a partir de 1º de janeiro de 2016.
A Prova Dissertativa de Conhecimentos valerá 100 (cem) pontos. A Nota Final da Prova Dissertativa de Conhecimentos será aferida pela soma da pontuação obtida nos critérios de correção da prova, totalizando 100 (cem) pontos.
Para serem aprovados no Concurso Público de que trata este Edital, os candidatos deverão obter na Prova Dissertativa de
Conhecimentos o mínimo de 50% (cinquenta por cento) do total de pontos válidos (50 pontos), considerando a nota final desta fase. Os candidatos cuja nota final na Prova Dissertativa de Conhecimentos for inferior a este limite estarão automaticamente eliminados deste certame.
DO EXAME MÉDICO
Serão convocados para esta 2ª fase do concurso, os 62 (sessenta e dois) primeiros colocados da lista da 1ª fase do concurso (Prova Objetiva de Conhecimentos e Prova Dissertativa de Conhecimentos).
Serão convocados também os candidatos que estivem empatados com 62ª (sexagésimo segundo) colocado.
O Exame Médico será realizado no município de Chã Grande/PE. Nesta fase os candidatos serão considerados APTOS ou INAPTOS.
Para participação da avaliação do Exame Médico, o candidato deverá providenciar, sob a sua responsabilidade e às suas expensas, os seguintes exames laboratoriais:
a) Hemograma completo;
b) Glicose, Ureia, Creatinina e Transaminases;
c) Anti-HBS Ag;
d) Anti-HCV
e) Sorologia para Lues ou VDRL;
f) Sumário de Urina;
g) Radiografia do tórax, em incidência antero-posterior/perfil, com laudo;
h) Eletroencefalograma com parecer neurológico;
i) Eletrocardiograma com parecer cardiológico; e;
j) Teste Audiométrico com laudo.
DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA – TAF
O Teste de Aptidão Física consistirá em 04 (quatro) exames, especificados a seguir:
1. Teste de flexão de braço;
2. Teste de impulsão horizontal;
3. Teste de flexão abdominal;
4. Teste de velocidade e agilidade (corrida de ir e vir – shuttle run).
DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
A convocação para a 4ª fase do concurso será feita através da publicação de edital de convocação desta fase, publicado no site do ADM&TEC (www.admtec.org.br) e no site da Prefeitura Municipal de Chã Grande (PE), compreendendo, ainda, as respectivas listas de convocação.
Serão convocados para a avaliação psicológica os candidatos que forem considerados APTOS na 3ª fase (Teste de Aptidão Física).
Ficam estabelecidos os seguintes aspectos psicológicos a serem verificados, em função das exigências e responsabilidades do cargo de GUARDA CIVIL MUNICIPAL:
a) Teste de atenção concentrada
b) Teste de atenção difusa
c) Teste de memória
d) Teste expressivo
e) Questionário tipológico de personalidade.
A avaliação psicológica, de caráter eliminatório e de presença obrigatória, se baseará em critérios científicos e técnicos e terá como objetivo averiguar se os candidatos convocados possuem características compatíveis às atribuições dos cargos constantes no edital.
O exame psicológico, de presença obrigatória e de caráter eliminatório, consistirá na aplicação e na avaliação de instrumentos e técnicas psicológicas, que permitam identificar a compatibilidade de requisitos psicológicos do candidato com as atribuições do cargo.
DO CURSO DE FORMAÇÃO
A convocação para a 5ª fase do concurso será feita através da publicação de edital de convocação desta fase, publicado no site do ADM&TEC (www.admtec.org.br) e no site da Prefeitura Municipal de Chã Grande (PE), compreendendo, ainda, as respectivas listas de convocação.
Serão convocados através de Edital específico para o Curso de Formação os Candidatos classificados no Resultado Final do Concurso para o cargo de Guarda Civil Municipal (ambos os sexos).
O Curso de Formação terá carga horária total de 40 (quarenta) horas. O Curso de Formação será realizado em local e data informados no Edital de convocação, das 8h00 (oito horas) até as 17h00 (dezessete horas), incluindo atividades teóricas, práticas e pesquisa de campo.
Todos os candidatos devem ter, presencialmente, frequência mínima de 80% (oitenta por cento) da carga horária total do curso de formação, sendo eliminado o candidato que não atender a este item do Edital.
Para a determinação de percentual de frequência será considerada a marcação na ata de presença realizada pelo instrutor do curso.
O candidato deverá realizar todas as atividades que lhe forem solicitadas pelo instrutor do Curso.
O candidato é responsável por guardar, mantendo em boas condições, a Apostila que lhe for entregue para a utilização durante todo o Curso, devendo apresentar a apostila ao instrutor, quando lhe for solicitado, para comprovação das atividades realizadas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Língua Portuguesa
2. Noções de Informática
3. História do Município
4. Conhecimentos Específicos:
Noções de Direito Administrativo
Noções de Direito Constitucional
Noções de Direito Penal
Ética no Serviço Público
Legislação de Trânsito