As inscrições para concurso de GCM de Cascavel PR estão abertas. Serão 7 vagas para candidatos de no mínimo 18 anos e Ensino Médio completo.
Os interessados podem se inscrever no site da Fundação Fafipa até o dia 27 de Agosto. A taxa de inscrição é de R$ 100,00.
A remuneração é de R$ 2.983,22. A prova será dia 22 de Setembro.
Para saber todos os detalhes de como funciona o concurso GCM para Cascavel PR confira o edital no link: Edital GCM Cascavel PR
DAS CONDIÇÕES PARA INGRESSO:
• ser brasileiro, nos termos da Constituição Federal;
• no caso do sexo masculino, estar em dia com o Serviço Militar;
• estar quite com suas obrigações eleitorais e em gozo dos direitos políticos;
• não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a nomeação no cargo público;
• não estar ocupando cargo ou emprego na administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nem ser empregado ou servidor de suas subsidiárias e controladas, salvo os casos de acumulação expressas em lei;
• não perceber benefício proveniente de regime próprio de previdência social (art. 37 §10 da CF), salvo se tratar das exceções previstas no art. 37, incisos XVI e XVII, da Constituição Federal;
• CNH categoria AB
DO PROCESSO SELETIVO
A primeira fase será constituída pelas seguintes etapas, a saber:
a) Prova objetiva (PO) de caráter eliminatório e classificatório;
b) Teste de Aptidão Física (TAF) de caráter eliminatório;
A segunda fase será constituída pelas seguintes etapas, a saber:
a) Investigação Social (IS) de caráter eliminatório;
b) Curso de Formação (CF) de Guarda Municipal de caráter eliminatório.
c) Exame Pré-Admissional (EPA) de caráter eliminatório, composto por avaliação psicológica (perfil psicológico e porte de armas), exame médico (exames médicos e laboratoriais) e, se necessário, apresentação de exames complementares.
DA PROVA OBJETIVA
A prova objetiva será aplicada no Município de Cascavel, Estado do Paraná. Caso o número de candidatos inscritos exceda a oferta de lugares existentes no Município, a Fundação FAFIPA e a Comissão Organizadora do Concurso Público se reservam ao direito de alocar os locais de prova em cidades próximas àquelas inicialmente determinadas para esse fim.
A prova objetiva será composta de 40 (quarenta) questões distribuídas por áreas de conhecimento, observado o cargo ofertado. Cada questão da prova objetiva terá 05 (cinco) alternativas, sendo que cada questão terá apenas 1 (uma) alternativa correta, pontuadas conforme a(s) tabela(s) do edital.
DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA – TAF
O Teste de Aptidão Física será composto por 03 (três) tarefas, nesta ordem, sendo estas:
1. Teste de força muscular de membros superiores – TRAÇÃO NA BARRA FIXA & ISOMETRIA;
2. Teste de agilidade neuro-motora – CORRIDA DE 50 METROS;
3. Teste de resistência cardiorrespiratória – CORRIDA DE 2.400 METROS.
DO EXAME PRÉ-ADMISSIONAL (EPA)
O exame pré-admissional, de caráter eliminatório, tem a finalidade de verificar as condições físicas e de mentais e psicológicas necessárias ao desempenho das funções do cargo público postulado e saúde será realizado pela Divisão de Medicina e Segurança do Trabalho da Prefeitura Municipal de Cascavel, consistindo em exame clínico, avaliação psicológica e, se necessário, em exames complementares.
Quando exigidos exames complementares, para melhor comprovar o estado físico e de saúde do candidato, fica este obrigado a cumprir os prazos que forem estabelecidos pelo médico da Divisão de Medicina e Segurança do Trabalho do Município para a entrega dos respectivos resultados, sob pena de ser eliminado do concurso público.
DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
A avaliação psicológica, de caráter eliminatório, é parte integrante do Exame Pré-Admissional conforme definido na Lei Municipal n.º 5.598/2010, regulamentada no Decreto Municipal n.º 10.376/2012. Para efeitos do Edital considera-se Avaliação Psicológica o processo realizado mediante o emprego de um conjunto de procedimentos científicos, que permite identificar aspectos psicológicos do candidato compatíveis com as atribuições e perfil do cargo.
Na etapa de Avaliação Psicológica o candidato deverá, ainda, entregar o Laudo do Exame Psicotécnico para porte de arma, no período previsto em edital de convocação, o exame será realizado às expensas do candidato, devendo ser emitido por psicólogo credenciado na Polícia Federal, nos termos da Instrução Normativa nº 78/2014 do Departamento de Polícia Federal.
O teste psicológico é compreendido como uma medida e padronização de uma amostra representativa do comportamento, cuja objetividade está relacionada à aplicação, avaliação e interpretação dos resultados, e serão conduzidos pelo aplicador de forma objetiva e impessoal conforme padronização de uniformidade estabelecida estatisticamente por normas científicas conforme consta nos manuais dos referidos testes.
DO EXAME MÉDICO (EM)
O exame médico compreenderá de avaliação médica e avaliação dos exames complementares (médicos e laboratoriais), por profissionais devidamente habilitados, em local e data a ser estipulado no edital convocatório.
O exame médico objetiva aferir se o candidato goza de boa saúde física para suportar os exercícios a que será submetido durante o Curso de Formação Profissional e para desempenhar as tarefas típicas da categoria funcional.
O candidato deverá apresentar os exames complementares (médicos e laboratoriais), na forma, data e local a serem definidos em edital, podendo ocorrer inclusive durante o Curso de Formação Profissional. O Município poderá solicitar, ainda, a realização de outros exames laboratoriais e complementares, além dos previstos, para fins de elucidação diagnóstica.
O candidato deverá providenciar, às suas expensas, os exames complementares (médicos e laboratoriais) necessários.
Em todos os exames solicitados, além do nome completo do candidato, deverão constar obrigatoriamente, a assinatura e o registro no órgão de classe específico do profissional responsável, sendo motivo de inautenticidade a inobservância ou a omissão do referido registro, culminando com a desclassificação.
Os exames laboratoriais e médicos apresentados serão avaliados em complementação à avaliação clínica e deverão ser apresentados na forma, data e local a serem definidos em edital.
Por ocasião do exame médico, o candidato deverá informar a existência de qualquer condição atual ou pregressa que possa ser considerada incapacitante para a matrícula no curso de formação e para ingresso no cargo, sob pena de exclusão do curso ou anulação do ato de nomeação.
DA INVESTIGAÇÃO SOCIAL (IS)
A investigação social, de caráter eliminatório, tem a finalidade de avaliar a conduta irrepreensível e a idoneidade moral inatacável, que serão apuradas por meio de investigação social, funcional, civil e criminal, dos candidatos ao cargo de Guarda Municipal, nos termos do Decreto Municipal n.º 12.777/2016, sendo necessária a provação do candidato em todas as etapas anteriores deste concurso.
A investigação será iniciada por ocasião da inscrição do candidato no concurso público e terminará com o início do efetivo exercício do candidato no cargo e será realizada por Comissão de Investigação, designada por ato expedido pelo Chefe do Executivo.
A Investigação Social será realizada por Comissão de Investigação, designada para este fim, e será composta das seguintes etapas:
• Entrega da Ficha de Informações Confidenciais – FIC e certidões, podendo neste ou em outro momento, ser realizada entrevista com o candidato;
• Análise da FIC e certidões; e
• Investigação de campo.
DO CURSO DE FORMAÇÃO
Por ocasião da admissão na condição de servidor/aluno, os candidatos serão matriculados no Curso de Formação Profissional – CFP e participarão desta etapa apenas os candidatos aprovados nas etapas anteriores, os quais passarão a ser nominados servidor/aluno.
O Curso de Formação é parte integrante do Concurso, de caráter eliminatório, e será realizado nos termos definidos no Decreto Municipal nº 12.776/2016, com duração mínima de 800 horas, com base na Matriz Curricular Nacional para Guardas Municipais, para formação em segurança pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), e visa complementar, ampliar e desenvolver o nível de conhecimento teórico e prático necessário para o futuro desempenho das atribuições relacionadas ao cargo de Guarda Municipal.
O CFP será ministrado em período integral, em local a ser indicado quando da convocação para esta etapa, em edital específico, podendo ocorrer em turnos diurnos e/ou noturnos, inclusive aos sábados,domingos e feriados.
Para efetivação da matrícula, o candidato deverá se apresentar, nas datas, horários e locais estabelecidos no edital de convocação para preencher a ficha de inscrição.
Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada para efetivação de matrícula ou para qualquer outra fase do CFP.
Caso algum candidato, ainda que apto no Exame Admissional, fique impedido de participar do CFP, seja por motivos médicos ou quaisquer outros motivos, será eliminado perdendo todos os direitos advindos do Concurso Público.
O candidato dedicar-se-á exclusivamente ao CFP, havendo controle de presença e pontualidade.
O candidato matriculado e frequentando o CFP fará jus, a título de auxílio financeiro, ao valor correspondente ao vencimento inicial do cargo de Guarda Municipal, para custeio de despesas pessoais.
O auxílio financeiro não será cumulativo com outra remuneração de cargo ou emprego público, de qualquer das esferas de governo, tampouco com benefício proveniente de regime próprio de previdência social ou do regime geral de previdência social, relativo a cargo ou emprego público, exceto nas hipóteses previstas nos incisos XVI e XVII do artigo 37 da Constituição Federal.
O candidato durante o CFP arcará com suas despesas de estadia, locomoção, alimentação, saúde e demais despesas pessoais advindas do CFP.
Para fins de avaliação do candidato durante o CFP, poderão ser aplicados testes por disciplina, por módulo e realizadas inclusive avaliações práticas referente aos módulos que assim o exigirem, para os quais será considerado aprovado o candidato que obter a nota mínima igual a 70 (setenta), correspondendo a 70% (setenta por cento) na escala de nota de 0 (zero) a 100 (cem) podendo, ainda, serem atribuídos conceitos APTO ou INAPTO aos testes, quando deverá obter APTO para ser considerado aprovado.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Língua Portuguesa
2. Raciocínio Lógico
3. Legislação Geral
4. Noções de Informática
5. Conhecimentos Específicos